Museus virtuais e o ensino de história: possibiliddes didáticas em meio a pandemia da COVID-19

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Resumo

Este artigo tem como objetivo central discutir e compreender as possibilidades de utilização dos museus virtuais como fontes metodológicas do ensino de História no ensino fundamental II, considerando o contexto pandêmico vivido e as marcas deixadas pela pandemia no âmbito educacional. Os espaços museológicos podem ser considerados espaços de educação essenciais para a formação humana, e ao mesmo tempo se configuram como instrumentos didáticos para o ensino de História, tornando-se extensão dos projetos desenvolvidos em sala de aula. Ao considerar isto, pretende-se demonstrar que por conta da pandemia da Covid-19, as visitas a museus podem acontecer virtualmente sem prejuízo ao aprendizado. Para tanto, a pesquisa contou com análise de espaços museológicos virtuais nacionais, além de basear-se em historiadores e teóricos educacionais que discutem a temática tais como Bittencourt (2018), Cerri (2011), Fonseca (2003), Meneses (1992) e Rüsen (2001). Identificou-se que o contato dos alunos com estes espaços socioeducacionais (museológicos) desperta a curiosidade, estimula o questionamento, a criatividade e o senso crítico dos educandos. Em meio a pandemia, a tecnologia da virtualização dos museus possibilita transposição destes espaços para o ensino remoto ou híbrido, de modo que os estudos podem ainda ser realizados com garantia da manutenção de relações entre educação e museus, e a permanência do desenvolvimento lúdico dos fundamentos históricos.

Palavras-chave: Educação. Museologia. Ensino de História. Metodologias de ensino. Covid-19.

Publicado

2022-05-18