AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO AÇÃO COLETIVA: POR UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE

Autores

  • Hilda Maria Gonçalves da Silva Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP - Câmpus de Franca/SP

Resumo

O objeto de estudo deste artigo são os procedimentos avaliativos nas escolas de educação básica do Estado de São Paulo e sua capacidade de promover a otimização dos processos pedagógicos e curriculares. A pesquisa de abordagem qualitativa inclui entrevista com 100 docentes, a qual buscou apreender a representação destes acerca dos processos avaliativos, no sentido de apreender qual tem sido o papel cumprido pela avaliação no cotidiano escolar. Verifica-se que ainda estamos distantes da prática da avaliação enquanto ação formativa.

Biografia do Autor

Hilda Maria Gonçalves da Silva, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP - Câmpus de Franca/SP

Possui graduação em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social (2001), mestrado e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006-2011). Atualmente é professora do Centro Universitário Claretiano de Batatais. nos cursos de graduação e pós-grauação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais.

Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos Originais