COVID-19 E ENSINO SUPERIOR REMOTO: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS UNIVERSITÁRIOS

Autores

Palavras-chave:

Ensino superior remoto, ensino-aprendizagem, COVID-19

Resumo

O vírus do Sars-CoV-2 causador da pandemia da COVID-19 mudou o rumo das pessoas e de diversos setores e áreas da sociedade, em especial, a área da Educação. No que se refere a área da Educação, além da pandemia da COVID-19 a principal medida de mitigação da transmissão do vírus é o isolamento social, e devido a essa medida de contenção, tanto escolas quanto universidades acabaram sendo fechados, e os planos de reabertura desses centros plurais ocorre de maneira lenta e gradual, dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem tanto dos alunos quanto dos universitários fica comprometido, pois devido a pandemia, o que restou foram aulas de maneira remota, e nesse mecanismo de aulas, apenas o professor atua na transmissão do conhecimento, enquanto os estudantes ficam polo passivo, recebendo e captando informações, ou seja, há uma mecanização do ensino no formato virtual. O objetivo dessa pesquisa foi fazer um estudo de caso com os universitários de cidades do interior de Pernambuco acerca de como a pandemia afetou negativamente o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi um questionário desenvolvido através da plataforma Google Forms, o questionário foi distribuído por mídias sociais e ficou ativo por 35 dias, além disso, a última pergunta do questionário era um comentário que foi analisado pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos apresentaram que o ensino remoto ainda não é capaz de suprir as necessidades dos alunos, pois a grande maioria dos universitários preferem o ensino presencial em detrimento do online.

Biografia do Autor

Lucicleitor Oliveira Santos, Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip)

Graduando na área de Engenharia Química no Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip / Estácio) antiga (Unifavip / Wyden). Foi Integrante da Iniciação Científica de Análises Físico-químicas do biodiesel produzido a partir de transesterificação de óleo (soja) residual de frituras.

Grazielma Ferreira de Melo, Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip)

Graduanda em Engenharia Química, pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip). Atuação em pesquisa de extensão de desenvolvimento e estudo de Biopolímeros.

Virgínia Lauanny Cupertino Freitas, Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip)

Graduanda em Engenharia Química pelo Centro Universitário Vale do Ipojuca (Unifavip).

Ligia Rodrigues Sampaio, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Sou doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2014), onde trabalhei com a utilização de bioadsorventes na remoção de metais pesados em leito fixo. Possuo Mestrado em Engenharia Química pela mesma Universidade(2009), onde trabalhei com Produção e Avaliação de bioadsorventes obtidos da torta de mamona para remoção de íons cobre em solução aquosa e possuo graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), onde trabalhei com caracterização e análise química dos nutrientes do algodoeiro herbáceo. E recentemente licenciada em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020). Sou professora do Centro Universitário do Vale do Ipojuca- UNIFAVIP, dos cursos de Engenharia Química, Civil, Mecânica, Produção, Sanitária e Ambiental e Farmácia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Agroecologia, Adsorção com biomassas, tratamento de resíduos, nutrição orgânica e mineral e caracterização química.

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede : (Revista de Educação a distância), [s. l.], v. 7, ed. 1, p. 257-275, 2020.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 E EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIAS, DESAFIOS E (IM)POSSIBILIDADES. Revista Encantar: Educação, Cultura e Sociedade, [s. l.], v. 2, p. 1-11, 2020.

COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. # fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020.

EL KHATIB, Ahmed Sameer; CHIZZOTTI, Antonio. Aulas por videoconferência: uma solução para o distanciamento social provocado pela Covid-19 ou um grande problema?. Revista EDaPECI, v. 20, n. 3, p. 26-45, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

DOS SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros; DA SILVA MONTEIRO, Jean Carlos. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020.

TORRES, Ana Catarina Moura; DA COSTA, Ana Caline Nóbrega; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. 2020.

TOKARNIA, Mariana. Maioria das escolas brasileiras não tem plataformas para ensino online: Dados são da pesquisa TIC Educação 2019. Rio de Janeiro: Fernando Fraga, 9 jun. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-06/maioria-das-escolas-brasileiras-nao-tem-plataformas-para-ensino-online. Acesso em: 14 jun. 2021.

Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos Originais