SERVIÇO SOCIAL EM ANGOLA: REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Serviço Social. Política de educação. Desigualdades sociais. Estágio

Resumo

O artigo tem como objetivo fortalecer o debate sobre a contribuição do Serviço Social em Angola e refletir as desigualdades sociais e possibilidades da atuação profissional na área da educação angolana. A partir de uma perspectiva crítica de formação profissional, a profissão vem construindo alternativas e possibilidades de atuação nas políticas sociais do país, e as experiências bem sucedidas do estágio supervisionado podem contribuir com este reconhecimento. O texto está organizado a partir de uma breve contextualização sócio-histórica do país e da política de educação, sobretudo, as consequências e impactos da adesão do Estado ao modelo capitalista a partir de sua independência. Em seguida, analisa as expressões das desigualdades sociais no espaço educacional e a formulação da política social de educação; bem como, as conquistas da população com a regulamentação da Constituição da República de Angola em 2010, que assegura princípios democráticos e participativos e direitos básicos, como a educação. Esta reflexão é fruto das experiências vivenciadas no estágio supervisionado de Serviço Social na área da educação em Luanda e das análises realizadas na formação profissional do curso de mestrado da pós-graduação em Serviço Social no Brasil.

Biografia do Autor

Fernanda de Oliveira Sarreta, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Unesp - Câmpus Franca

Graduação, Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela UNESP - Campus Franca. Pesquisadora do Grupo Quavisss . Autora de livros e diversos artigos na área do Serviço Social, Políticas Públicas e Saúde Pública. Desenvolve principalmente os seguintes temas: serviço social, políticas públicas, saúde pública, educação em saúde e formação profissional.

Aires Muecália Julião Caneca, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Unesp - Câmpus Franca - Programa de Pós-graduação em Serviço Social

1Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da Universidade Estudual Paulista – UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Assistente social da Clínica da Marinha de Guerra Angolana. Educador Social Educador Social pelo Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA). Membro do Grupo QUAVISSS – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política de Saúde e Serviço Social e do Grupo

Referências

ANGOLA. Ministério do Planeamento (MINPLAN). Proposta para uma política de população para Angola. Cadernos da População e Desenvolvimento. Número especial, Luanda, 1997.

ANGOLA. Ministério da Educação de Angola (MED). Conselho de Ministros. Estratégia integrada para a melhoria do sistema de educação (2001-2015). Luanda, 2001.

ANGOLA. Ministério da Educação de Angola (MED). Lei de Bases do Sistema de Educação n. 13 de 2001(LBSE)Angola: Luanda, 2001.

BOLORINO, Eliana. Educação e Serviço Social: elo para construção da cidadania. Franca: Unesp, 2012.

BURIOLLA, Marta Alice Feiten. O estágio supervisionado. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

CANECA, Julião Muecália Aires. Relatório final de estágio. Universidade Católica. Angola, Luanda: UCAN, 2017.

CFESS. Conselho Federal de Serviço social. documento: subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação. Cfess: Brasília, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

ICRA. Instituto de Ciências Religiosas de Angola. As práticas do educador social. Luanda, 2007.

INE. Instituto Nacional de Estatística. Relatório de Indicadores de Linha de Base dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030. https://www.ao.undp.org/content/angola/pt/home/publicacoes/relatorio-sobre-os-indicadores-de-base.html. Acesso LIPORONI, A. A. R. C. ; PIANA, M. C. ; SARRETA, Fernanda De Oliveira . Estágio Supervisionado em Serviço Social: significados e desafios. In: Andreia A. R. C. Liporoni; Cirlene A. H. S. Oliveira; Maria C. Piana; Maria J. O. Lima. (Org.). Estágio supervisionado em serviço social: fundamentos, significados e perspectivas. Curitiba: Crv e Cultura Acadêmica, 2017, v. 1, p. 63-75. MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. O Serviço Social na área da Educação. Revista Serviço Social & Realidade. V. 8 n. 1. Franca: São Paulo, 2007.

MAZULA, Brazão. Educação, cultura e ideologia em Moçambique: 1975-1985. Lisboa: Edições Afrontamento, 1995. MONTEIRO, António Amor. Natureza do Serviço Social em Angola. São Paulo: Cortez, 2016.

PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012. PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório do desenvolvimento humano. 2010. Disponível

em: http://www.undp.org/content/undp/en/home/librarypage/hdr/human_developmentreport2010/. Acesso em: 28 Março 2020.

SAMBA, Simão João. Serviço Social e Educação: uma parceria necessária no contexto educacional angolano. Revista de Ciências da Educação – UNISAL. Americana, SP - Ano XIII – n. 24, 2011.

Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos Originais