A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA CONSTRUIR NOÇÕES DE GRANDEZAS E MEDIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Camila Gonçalves Garcia, Priscila Domingues de Azevedo, Leonardo Alves Vicente

Resumo


O presente trabalho trata da importância da ludicidade, no ensino de matemática, na educação infantil. O objetivo foi compreender as contribuições trazidas pela literatura e suas diversas referências na construção das noções de grandeza e medida pela criança pequena. A análise contou com a orientação teórica de autores tais como Angel (2009), Smole et al. (2007) entre outros, os quais defendem o uso da brincadeira, da fantasia e da diversão como recursos no processo de construção das noções matemáticas. Tal análise foi desenvolvida por meio de uma experiencia prática, em uma creche de uma instituição de ensino superior público, a qual atende filhos de servidores e estudantes da instituição. Verificou-se que o uso da literatura, combinado com brincadeiras, com participação ativa das crianças contribuiu significativamente na construção das noções de grandeza e medidas.

Palavras-chave: Literatura infantil. Educação infantil. Noções de grandezas e medidas.


Referências


ANGEL, A. Desenvolvimento das competências matemáticas como recursos lúdico-manipulativos, para crianças de 6 a 12 anos: metodologia. Curitiba: Base Editorial, 2009.

FRANCISCHINI, A. A. Matemática na educação infantil: a utilização de atividades lúdicas no processo de construção de conhecimento. Juara/MT, 2010.

GOÉS, L. P. A maior boca do mundo. São Paulo: Ática, 2010.

LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. São Paulo: Autores Associados, 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=YMc2DwAAQBAJ&pg=PT21&lpg=PT21&dq=%22Se+desejamos+que+as+crian%C3%A7as+construam+significados,+%C3%A9+imprescind%C3%ADvel+que,+em+sala+de+aula,+o+professor+lhes+possibilite+%22&source=bl&ots=QncGIF5VM5&sig=ACfU3U3vkBG85lqbc9w85e74HsxV9Grs5A&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjO6Kz_pf3oAhX2HLkGHT_zBzYQ6AEwAHoECAcQAQ. Acesso em: 2019.

SMOLE, K. C. S. et al. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 6. ed. São Paulo: CAEM; IME; USP, 2007. (Coleção Ensino Fundamental, v. 4).

SMOLE, K. C. S; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Matemática de 0 a 6: brincadeiras infantis nas aulas de Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.





CAMINE: Cam. Educ. = CAMINE: Ways Educ., Franca, SP, Brasil - eISSN 2175-4217 - está licenciada sob Licença Creative Commons