REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: O QUE DIZEM PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.
Palavras-chave:
formação continuada, desenvolvimento profissional, representações, professores coordenadores,Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar quais representações os professores coordenadores de área de ciências da natureza têm sobre sua formação continuada e sobre o seu desenvolvimento profissional, tanto conceitualmente quanto nos contextos onde eles estão inseridos. Para tanto, foi realizada pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso; a coleta de dados deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, documental e com a realização de entrevistas semiestruturadas com quatro coordenadores de uma escola de educação básica da rede privada de ensino, localizada no interior do Estado do Ceará. O referencial teórico teve como fundamento principal, em relação ao conceito de representação, o autor Moscovici e no âmbito da formação e do desenvolvimento profissional autores como: Tardif, Imbernón, Schon, Garcia, Gauthier. Os dados obtidos apontam que as representações, desses professores coordenadores, sobre formação continuada e desenvolvimento profissional, apresentam-se de forma embrionária, preliminar; contudo, evidenciam-se concepções relevantes acerca do objeto/tema da pesquisa e há uma sinalização de que eles consideram essas categorias como elementos importantes para o exercício de suas atividades. Identifica-se, ainda, uma reiterada falta de diálogo sobre os caminhos de sua formação, que não apresentam uma efetiva articulação com a prática pedagógica. Os achados apontam também que os coordenadores de área das ciências da natureza, sem uma formação específica para o exercício desta função, vêm tentando, através de formação continuada, preencher essa lacuna.Referências
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