A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: A UNESP CÂMPUS DE FRANCA - PERIODO DE 2013-2018

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior. Políticas de ações afirmativas. Evasão Escolar

Resumo

Esse artigo é resultado parcial da pesquisa de doutorado sobre Políticas de Ações Afirmativas na universidade pública. O recorte específico desse estudo refere-se ao sistema de reserva de vagas nos cursos de graduação na Unesp/Franca, no período de 2013 a 2018, com objetivo de interpretar o fenômeno da evasão escolar desses estudantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental nos arquivos institucionais do Setor de Graduação, a fim de mapear a evolução da evasão escolar neste período. A opção por este lapso temporal se justifica pelo fato de que o sistema de reserva de vagas nesta Universidade foi implementado pelo “Programa de Inclusão por Mérito no Ensino Superior Público Paulista” (PIMESP), aprovado em 20/12/2012. Sua implantação ocorreu a partir do ano de 2014 e finalizando em 2018.

Biografia do Autor

Orlineya Maciel Guimarães, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Unesp Câmpus de Franca.

Graduada em 2008 em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas com trabalho de final de curso voltada para Literatura de Cordel e o Ensino de língua portuguesa em sala de aula, em 2011 especializou em Arte e Educação, ambos pelo Centro Claretiano de Batatais/SP. Mestre em ANALISE E PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, no ano de 2016, pela Unesp - Universidade Estadual Paulista - "Julio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais com pesquisa sobre a Internacionalização do Ensino Superior na graduação. Atua como servidora técnico Administrativo ocupando o cargo de Supervisora da Seção técnica de Graduação da Unesp campus de Franca. Participa do Grupo de Extensão A Universidade na Comunidade (GEUNIC), e Grupo de Extensão A Universidade, a comunidade e a prática profissional com reflexos nas Políticas Públicas cadastrados na PROEX/Unesp. E também do Grupo de Pesquisa: Gestão Sócio-ambiental e a Interface com a Questão Social (GESTA) - cadastrados na Plataforma CNPq como pesquisadora em Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social. Doutoranda em Serviço Social pela Unesp Câmpus de Franca-SP (2018)

Eliana Canteiro Bolorino Martins, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Unesp Câmpus de Franca.

Docente do Depto de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Unesp/Campus de Franca. Líder do Grupo de estudos e pesquisa sobre Serviço Social na educação (GEPESSE).Bolsista Produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2.

Maria Jose de Oliveira Lima

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), especialização em Políticas Públicas e Movimentos Sociais pela UNESP/Campus de Franca (1998), mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor assistente doutor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Franca. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, trabalho profissional, gestão, gestão social, gestão de políticas públicas. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Estágio em Serviço Social do Curso de Serviço Social da UNESP/Franca, Vice Coordenadora do Curso de Serviço Social da UNESP/Franca. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão Socioambiental e a Interface com a Questão Social - GESTA/FCHS- UNESP/Franca, Vice-líder do grupo de estudos e pesquisas sobre a dimensão educativa no trabalho social - GEDUCAS da UNESP/Franca.Coordenadora do Curso de Graduação em Serviço Social (2018-2020).

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Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos Originais