REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SISTEMA PÚBLICO MUNICIPAL DE CURAÇÁ-BA

Autores

  • Roberto Remígio Florêncio Universidade Federal da Bahia - UFBA http://orcid.org/0000-0003-3590-9022
  • Martins Dantas Paixão Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Carlos Alberto Batista Santos UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Educação Especial. Formação de Professores.

Resumo

Com o objetivo de compreender e analisar o processo de aprendizagem de um aluno com deficiência, no 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola municipal da rede pública na cidade de Curaçá-BA, este estudo propõe uma análise sobre a Educação Inclusiva nas escolas regulares. Optou-se por uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, com aspectos técnicos e metodológicos que direcionam para a compreensão dos dados pesquisados a partir de um estudo de caso. Durante o processo da pesquisa, foram realizadas visitas ao espaço escolar e a observação participante em acompanhamento das aulas. Recorreu-se à literatura em busca de compreender conceitos de diferentes autores da área, além de relacionar teoria e prática na busca pela compreensão dos fenômenos, através dos dados identificados. Os resultados estão apresentados de forma clara, objetivando oportunizar uma análise crítica acerca da prática inclusiva nas escolas regulares da rede de ensino municipal. As considerações finais deste estudo não apresentam conclusões, mas indícios da situação de formação no trabalho dos profissionais da educação que contribuem para a aprendizagem dos estudantes com deficiência.

Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Educação (UFBA); Professor Língua Portuguesa (IF Sertão - PE); Mestre em Educação e Cultura (UNEB); Licenciado em Pedagogia (UNEB) e em Letras (UPE).

Martins Dantas Paixão, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pedagogo (UNEB); Especialista em Psicopedagogia (UPE); Mestrando em Educação e Cultura (UNEB).

Carlos Alberto Batista Santos, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Etnobiologia (UFPE); Coordenado do Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Biólogo (UPE).

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Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos Originais