O PACTO NACIONAL PELO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE SÃO BORJA-RS

Carine Fraga Sisti, Evandro Ricardo Guindani, Yáscara Koga Guindani

Resumo


Este artigo aborda a avaliação de uma política educacional na ótica de professores da educação básica. Nos propomos analisar uma experiência do Pacto Nacional pelo Ensino Médio realizada na cidade de São Borja-RS. O texto resulta de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como se deu a relação entre Universidade e Escola no processo de formação continuada de professores da rede pública estadual de São Borja-RS. Em se tratando de uma política pública articulada pelas Instituições de Ensino Superior (IES), investigamos, na ótica dos professores de educação básica, quais os resultados desta aproximação entre Universidade e Escola, no processo de implantação desta política pública. Fizemos uso de entrevistas e análise documental. O locus da pesquisa foi composto por 2 escolas de educação básica que aderiram ao Pacto Nacional pelo Ensino Médio. Uma escola localizada na periferia e outra na região central da cidade. Os resultados apontam que houve uma diferença na percepção dos professores das duas escolas. Para alguns a aproximação entre universidade e educação básica não foi um ponto forte do projeto, já para outros, houve esta aproximação. Podemos perceber que em todas as escolas integrantes desta política, ocorreu um melhoramento nas práticas pedagógicas, principalmente no trabalho com as novas tecnologias.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino médio. Integração universidade-educação básica


Palavras-chave


Formação de professores. Ensino médio. Integração universidade-educação básica

Referências


BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 62, p. 679-701, jul./set. 2015.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo: Papirus, 2012.

FLORES, Alexandre de Oliveira; SISTI, Carine Fraga; NARVAES, Andrea. O “Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio” e a sua implementação na rede pública de ensino do município de São Borja nos anos de 2013 e 2014. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS: Ciência Política – Buscando o Sul, 3., 2014, São Borja. Anais..... São Borja-RS: Unipampa, 2014. p. 1-13. Disponível em: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciapolitica/files/2014/06/artigo-ale-carine.pdf. Acesso em: 19 maio 2016.

GATTI, Bernardete. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr. 2008.

GUINDANI, Evandro Ricardo et al. O ensino médio na região oeste de Santa Catarina: análise dos indicadores do INEP (1999 – 2004). In: SOPELSA, Ortenila; TREVISOL, Joviles Vitório (org.). Currículo, diversidade e políticas públicas. Joaçaba: Ed. Unoesc, 2009.

JACOMELI, Maria Regina Martins. As políticas educacionais da nova República, do governo Collor ao de Lula. Revista Exitus, Santarém, v. 1, n. 1, p. 119-128, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/revistaexitus/revistas/volume-i/artigos/as-politicas-educacionais-da-nova-republica-do-governo-collor-ao-de-lula/view. Acesso em: 19 maio 2016.

MELO, Savana Diniz Gomes; DUARTE, Adriana. Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização. Cadernos Cedes, Campinas, v. 31, n. 84, p. 231-251, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n84/a05v31n84.pdf. Acesso em: 19 maio 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pelo Ensino Médio: formação de professores do ensino médio: documento orientador preliminar. Brasília, DF, 2013. Disponível em http://www.ufmt.br/ufmt/site/userfiles/eventos/20037ebecb937a152caddd1446e2e9c5.pdf - acesso em 21 de janeiro de 2016 às 22h30min.

SANTOS, Edlamar Oliveira dos. Políticas de formação continuada para os professores da educação básica. In: Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, 2., 2011, São Paulo. Anais.... São Paulo: ANPAE, 2011. p. 1-12. Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0141.pdf. Acesso em: 22 jan. 2016.

SAVIANI, Demerval et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011





CAMINE: Cam. Educ. = CAMINE: Ways Educ., Franca, SP, Brasil - eISSN 2175-4217 - está licenciada sob Licença Creative Commons