O PACTO NACIONAL PELO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE SÃO BORJA-RS
Palavras-chave:
Formação de professores. Ensino médio. Integração universidade-educação básicaResumo
Este artigo aborda a avaliação de uma política educacional na ótica de professores da educação básica. Nos propomos analisar uma experiência do Pacto Nacional pelo Ensino Médio realizada na cidade de São Borja-RS. O texto resulta de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como se deu a relação entre Universidade e Escola no processo de formação continuada de professores da rede pública estadual de São Borja-RS. Em se tratando de uma política pública articulada pelas Instituições de Ensino Superior (IES), investigamos, na ótica dos professores de educação básica, quais os resultados desta aproximação entre Universidade e Escola, no processo de implantação desta política pública. Fizemos uso de entrevistas e análise documental. O locus da pesquisa foi composto por 2 escolas de educação básica que aderiram ao Pacto Nacional pelo Ensino Médio. Uma escola localizada na periferia e outra na região central da cidade. Os resultados apontam que houve uma diferença na percepção dos professores das duas escolas. Para alguns a aproximação entre universidade e educação básica não foi um ponto forte do projeto, já para outros, houve esta aproximação. Podemos perceber que em todas as escolas integrantes desta política, ocorreu um melhoramento nas práticas pedagógicas, principalmente no trabalho com as novas tecnologias.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino médio. Integração universidade-educação básica
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