REVISTA ESCOLAR E AS “LIÇÕES DE COISAS”: FONTES PARA A PESQUISA HISTÓRICA EDUCACIONAL NO BRASIL REPUBLICANO (1925 – 1927)
Resumo
Esse trabalho insere-se no campo da História da Educação e busca compreender como a Revista Escolar, editada entre os anos de 1925 e 1927, pela Diretoria Geral da Instrução Pública, através de suas “Lições de Coisas” e do método intuitivo veiculou uma concepção de educação e de ensino no período em questão (NERY, 1993; SAVIANI, 2007; SOUZA, 1998; RODRIGUES, 2014). A Revista Escolar foi um periódico educacional voltada para a escola pública e com o objetivo de ajudar, principalmente, professores recém-formados nas Escola Normais, com lições prontas para serem copiadas e transpostas em sala de aula (NERY, 1993). O eixo “Lições Práticas” apresentam diálogos entre alunos e professores sobre temas variados, no qual é abordado seu aspecto científico e sua aplicação no dia-a-dia (SCHELBAUER, 2010; BENCOSTTA, 2009; MACHADO, 2010). Observou-se que o periódico, principalmente em seu início, teve o papel de reavivamento do método intuitivo, por meio, além do eixo acima citado, com indicações metodológicas e práticas aos professores, voltadas ao método em questão. Por se tratar de uma revista oficial, chega-se à conclusão que esse foi um projeto da administração pública do final da primeira república, que ainda buscava nos Grupos Escolares uma saída para a educação no Brasil.
Referências
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