MOBILIDADE PENDULAR, TERRITÓRIO E MULTITERRITORIALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5016/camine.v10i1.2257Palavras-chave:
educação superior, movimento pendular, território, multiterritorialidadeResumo
No Brasil, o acesso ao ensino superior aumentou consideravelmente nas últimas décadas, abarcando novos segmentos da sociedade não alcançados até então. Se antes era necessário que uma parte considerável da população migrasse para as capitais e grandes centros urbanos para cursar o ensino superior, agora, com o gradual processo de interiorização das instituições de ensino superior, tornou-se possível graduar-se sem a necessidade de abandonar o município de residência. O deslocamento cotidiano entre o município de residência e o município onde estudam – chamado de movimento pendular – faz com que esses indivíduos transitem por diferentes territórios. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é discutir a mobilidade pendular na educação superior a partir dos conceitos de território e multiterritorialidade. Buscou-se evidenciar a necessidade de se compreender melhor as inter-relações culturais, sociais e pessoais vividas pelos estudantes que interagem nos territórios-zonas, assim como observar as ações político-administrativas ligados às relações de poder que a pós-modernidade trouxe aliada à mobilidade social.
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