MOBILIDADE PENDULAR, TERRITÓRIO E MULTITERRITORIALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v10i1.2257

Palavras-chave:

educação superior, movimento pendular, território, multiterritorialidade

Resumo

No Brasil, o acesso ao ensino superior aumentou consideravelmente nas últimas décadas, abarcando novos segmentos da sociedade não alcançados até então. Se antes era necessário que uma parte considerável da população migrasse para as capitais e grandes centros urbanos para cursar o ensino superior, agora, com o gradual processo de interiorização das instituições de ensino superior, tornou-se possível graduar-se sem a necessidade de abandonar o município de residência. O deslocamento cotidiano entre o município de residência e o município onde estudam – chamado de movimento pendular – faz com que esses indivíduos transitem por diferentes territórios. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é discutir a mobilidade pendular na educação superior a partir dos conceitos de território e multiterritorialidade. Buscou-se evidenciar a necessidade de se compreender melhor as inter-relações culturais, sociais e pessoais vividas pelos estudantes que interagem nos territórios-zonas, assim como observar as ações político-administrativas ligados às relações de poder que a pós-modernidade trouxe aliada à mobilidade social. 

Biografia do Autor

Verdi Kenedy Alexandrino, Fundação Educacional do Nordeste Mineiro – FENORD

Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE (2017) e graduado em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM (2002). Desde 2011 atua como professor na Fundação Educacional do Nordeste Mineiro – FENORD, onde leciona no curso de Direito.

Mauro Augusto Santos, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Pós-doutorado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (2014). Doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Possui graduação em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e pós-graduação em Gestão de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (2002). É associado da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e da International Union for Scientific Studies of Population (IUSSP). Atualmente atua como professor adjunto da Universidade do Vale do Rio Doce (UNIVALE) lecionando no Mestrado em Gestão Integrada do Território e em cursos de graduação. Tem experiência nas áreas de Demografia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: migraçãoo, população e meio ambiente, planejamento regional e métodos de pesquisa.

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Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

Artigos Originais