Causas para evasão no primeiro período dos cursos das Engenharias Agrarias
DOI:
https://doi.org/10.5016/camine.v9i2.2207Palavras-chave:
Educação superior. Evasão escolar. Políticas públicas de educação. Engenharia.Resumo
O estudo teve como objetivo apresentar os motivos que tem patrocinado a evasão nos primeiros períodos dos cursos de Engenharia Agrárias da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede. Está relacionado as questões sobre evasão dos cursos de graduação como um dos pontos de preocupação das Instituições de Ensino Superior. Aborda uma metodologia qualitativa, por meio da análise de conteúdo, destacando as variáveis numa perspectiva dedutiva. Os resultados demonstraram que mais de 20% dos alunos pesquisado não escolheram o curso que desejavam. Já os motivos para a possível evasão estariam relacionados ao desejo por outro curso, a indecisão vocacional, a perspectiva de mercado e a identificação com a área. Portanto, não é suficiente afirmar que a evasão esteja associada a fatores isolados como escolha errônea do curso, mas, a um contexto que deve ser abordado considerando outros elementos que interferem no processo sócio pedagógico dos cursos.
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