Causas para evasão no primeiro período dos cursos das Engenharias Agrarias

Autores

  • Maria do Carmo Maracaja Alves Universidade Federal do Rural de Pernambuco/UFRPE
  • Josefa Edileide Santos Ramos Universidade Federal do Rural de Pernambuco/UFRPE
  • Marcelo da Costa Borba Universidade Federal do Rural de Pernambuco/UFRPE
  • Lucia Maria Gois Moutinho Universidade Federal do Rural de Pernambuco/UFRPE
  • Romilson Marques Cabral Universidade Federal do Rural de Pernambuco/UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v9i2.2207

Palavras-chave:

Educação superior. Evasão escolar. Políticas públicas de educação. Engenharia.

Resumo

O estudo teve como objetivo apresentar os motivos que tem patrocinado a evasão nos primeiros períodos dos cursos de Engenharia Agrárias da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede. Está relacionado as questões sobre evasão dos cursos de graduação como um dos pontos de preocupação das Instituições de Ensino Superior. Aborda uma metodologia qualitativa, por meio da análise de conteúdo, destacando as variáveis numa perspectiva dedutiva. Os resultados demonstraram que mais de 20% dos alunos pesquisado não escolheram o curso que desejavam. Já os motivos para a possível evasão estariam relacionados ao desejo por outro curso, a indecisão vocacional, a perspectiva de mercado e a identificação com a área. Portanto, não é suficiente afirmar que a evasão esteja associada a fatores isolados como escolha errônea do curso, mas, a um contexto que deve ser abordado considerando outros elementos que interferem no processo sócio pedagógico dos cursos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Maracaja Alves, Universidade Federal do Rural de Pernambuco/UFRPE

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural/PADR/UFRPE

Josefa Edileide Santos Ramos, Universidade Federal do Rural de Pernambuco/UFRPE

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural/PADR/UFRPE

Marcelo da Costa Borba, Universidade Federal do Rural de Pernambuco/UFRPE

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural/PADR/UFRPE

Lucia Maria Gois Moutinho, Universidade Federal do Rural de Pernambuco/UFRPE

Doutora em Economia de Empresas/ FGV

Romilson Marques Cabral, Universidade Federal do Rural de Pernambuco/UFRPE

Doutor em Administração/UFBA

Referências

AMBIEL, R. A. M. Construção da escala de motivos para Evasão no Ensino Superior. Revista Avaliação Psicológica, v. 14, n. 1, p. 41–52, 2015.

ANDIFES - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. UFSM – Estudo apresenta dados sobre a evasão nas universidades federais. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/ufsm-estudo-apresenta-dados-sobre-a-evasao-nas-universidades-federais/>. Acesso em: 21 jul. 2016.

ANDRIOLA, W. B.; ANDRIOLA, C. G.; MOURA, C. P. Opiniões de docentes e de coordenadores acerca do fenômeno da evasão discente dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 52, p. 365–382, 2006.

BAGGI, C. A. DOS S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 16, n. 2, p. 355–374, 2011.

BRASIL. LEI No 11.096, de 13 de Janeiro de 2005. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, 2005.

Disponível em: <http://www.abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Lei_11096_130105.pdf>

BRASIL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). O que é REUNI.

Disponível em: <http://www.reuni.ufscar.br/o-que-e-reuni>. Acesso em: 3 fev. 2015.

BRASIL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados.

Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/.>. Acesso em: 3 fev. 2015.

CACETE, N. H. Breve história do ensino superior brasileiro e da formação de professores para a escola secundária. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 4, p. 1061–1076, 2014.

CAVALCANTI, J. S. S.; SANTOS, M. G. DOS. Identificação das Causas da Evasão no Curso de Engenharia de Pesca da UFRPE-UAST : o que pensam os alunos e professores? Revista Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 24–55, 2014.

CONFEA - CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA ARQUITERA E AGRONOMIA (ED.). Engenharias das áreas de Pesca, Agrícola e Florestal. In: Trajetória e estado da arte da fromação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Brasilia: INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anisio Teixeira CONFEA - Conselho Federal de Engenharia Arquitera e Agronomia, 2010. v. IXp. 172.

CUNHA, A. M.; TUNES, E.; SILVA, R. R. DA. Evasão do curso de química da Universidade de Brasília: A interpretação do aluno evadido. Quimica Nova, v. 24, n. 2, p. 262–280, 2001.

CUNHA, L. C. V. DA et al. Políticas públicas de incentivo à educação superior brasileira: acesso , expansão e equidade. Iniciação - Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, v. 4, n. 4, p. 1–14, 2014.

CURI, L. R. L. O paroxismo da qualidade: avaliação do ensino superior no Brasil. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2011.

DIAS, E. C. M.; THEÓPHILO, C. R.; LOPES, M. A. S. Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros–Unimontes–MG. In: Congresso USP De Iniciação Científica Em Contabilidade. Anais...São Paulo: 2006Disponível em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos102010/419.pdf>

LOBO, M. B. D. C. M. Panorama da Evasão no Ensino Superior Brasileiro: Aspectos Gerais das Causas e Soluções. Instituto Lobo para Desenvolvimento da Educação, ciência e da Tecnologia, v. 25, n. 08780 220, p. 1–23, 2012.

PLATT NETO, O. A.; CRUZ, F. DA; PFITSCHER, E. D. Utilização de metas de desempenho ligadas à taxas de evasão escolar nas universidades Públicas. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 2, n. 2, p. 54–74, 2008.

SEMESP - SINDICATO DAS MANTENEDORAS DE ENSINO SUPEIOR. Mapa do Ensino Superior no Brasil 2015. São Paulo: Convergência Comunicação Estratégica, 2015.

SILVA, A. MANIÇOBA DA; SAUAIA, A. C. A. Evasão e qualidade em instituição de ensino superior privadas: uma análise da economia dos custos de transação. Adminsitração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 4, p. 805–830, 2014.

SILVA FILHO, R. L. L. E et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641–659, 2007.

TESTEZLAF, R. Agricultural engineering at UNICAMP: undergraduate student dropout analysis. Engenharia Agrícola, v. 30, n. 6, p. 1160–1164, 2010.

TINTO, V. Research and Practice of Student Retention: What Next? Journal of College Student Retention, v. 8, n. 1, p. 1–19, 2007.

UFRPE -UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Memória. Disponível em: <http://www.ufrpe.br/br/content/memória>. Acesso em: 20 jul. 2016a.

UFRPE -UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Conheça a UFRPE. Disponível em: <http://ww4.ufrpe.br/pagina.php?idConteudo=61>. Acesso em: 20 jul. 2016b.

UFRPE -UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Cursos: Modalidade Presencial. Disponível em: <http://ww4.ufrpe.br/graduacao.php>. Acesso em: 20 jul. 2016c.

UFRPE -UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Unidade Acadêmica de Eduacção a Distância e Tecnologia.

UFRPE -UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Como ingressar. Disponível em: <http://ww4.ufrpe.br/pagina.php?idConteudo=14>. Acesso em: 20 jul. 2016e.

VITELLI, R. F.; FRITSCH, R. Evasão Escolar na Educação supErior: de que indicador Estamos falando? Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, n. 66, p. 908–937, 2016.

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos Originais