Currículo oficial e currículo formal: materialização nas escolas municipais do norte de Minas Gerais

Autores

  • Zilmar Santos Cardoso Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v9i2.2158

Palavras-chave:

Currículo Oficial. Currículo Formal. Escolas Municipais

Resumo

Neste artigo discutimos o currículo escolar, tomando como referencial o currículo oficial e a sua materialização nas escolas. O objetivo do estudo consistiu em analisar o processo de elaboração do currículo das escolas dos municípios de Bocaiuva e Janaúba, bem como analisar como estas escolas trabalham com este currículo. A literatura especializada apresenta diversos tipos de currículo escolar, neste trabalho tomamos como base para os nossos estudos, o currículo oficial e o currículo formal. Considerando que o currículo oficial abrange as diretrizes determinadas pelos órgãos normativos educacionais federais, estaduais e municipais, e o currículo formal consiste no planejamento das escolas de todas as atividades e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, com base no currículo oficial. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, realizada por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os estudos demonstraram que apesar de haver um controle dos órgãos normativos educacionais para o cumprimento do currículo oficial, em função das dificuldades enfrentadas em sala de aula e pelas diversas realidades dos alunos, as escolas realizam mudanças no currículo prescristo. Observou-se também que nem sempre a proposta do currículo oficial é atendida pelas escolas.

 

Biografia do Autor

Zilmar Santos Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES

Doutora em Ciências Sociais, Mestre em Educação. Professora do Deparetamento de Educação da Universidade Estadual de Montes Claros

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Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos Originais