ALGUNS ASPECTOS DA JUVENTUDE BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM O “MUNDO” ESCOLAR.
DOI:
https://doi.org/10.5016/camine.v9i2.2149Palavras-chave:
Juventude, Jovem, Educação, Ambiente escolar, Representação SocialResumo
Nosso tempo nos exige, cada vez mais, promovermos todos os dias a coexistência de etnias, nacionalidades e culturas diferentes. Esses elementos amoldam diversas sociedades, entre as quais a brasileira. Produto de revoluções tecnológicas essa sociedade tende a redesenhar-se, conforme as relações mundiais se configuram. Nesse sentido, nosso artigo objetivou compreender os aspectos e as dimensões que engendram a juventude brasileira e sua relação com o mundo escolar. Nosso trabalho foi produzido no referencial da sócio-antropologia compreensiva e como ferramenta metodológica a revisão bibliográfica. Como resultado dessa problematização verificamos a necessidade de ampliar e fortalecer o campo de investigação sobre a categoria juventude em sua homogeneidade e heterogeneidade. Por meio de pesquisas do Estado da Arte, ficou evidente que, no século XXI, o foco das investigações sobre juventude e escola centra-se mais na discussão da sociabilização que nos resultados escolares esperados.
Referências
ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (organizadores) Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
___________. Condição Juvenil no Brasil Contemporâneo. IN ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (organizadores) Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
BADIA, D. D. Cultura, Imaginário e Escola. In SOUZA. R. F.; VALDEMARIN. V. T. A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Trad. Mauro Gama, Cláudia Martinelli Gama; revisão técnica Luís Carlos Fridman. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei n. 9.424, de 24 de dezembro de 1996.
CARVALHO, J.M. Cidadania no Brasil: um longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
CASCAES, J. P. A boa escola sob o olhar do aluno: um estudo de representações sociais. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, 2003.
COSTA, J.F. Perspectiva da juventude na sociedade de mercado. IN: NOVAES, R.; VANNUCHI, P. (organizadores) Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
DAYRELL, J. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007.Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
DAYRELL, J.; NONATO, B. F.; DIAS, F. V.; CARMO, H. C. Juventude e Escola. IN: SPOSITO, M.P. (org). Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). Belo Horizonte, MG: Argvmentvm, 2009.
FERNANDES, D. G. Ir-remediável campo de sonhos de futuro: representações sociais da escola entre jovens estudantes de escolas públicas no sertão nordestino. 2003. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2003.
GOMES, A. T. Interação professor-aluno em salas de aula do ensino Médio. Ribeirão Preto, 2011. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo.
GUIMARÃES, N. A. Trabalho: uma categoria-chave no imaginário juvenil? In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (organizadores) Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
KELH, M. R. A juventude como sintoma da cultura. IN NOVAES, R.; VANNUCHI, P. (organizadores) Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
LASSANCE, A. Brasil: jovens de norte a sul. IN ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (organizadores) Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
MARGULIS, Mario; ARIOVICH, Laura. La juventud es más que una palabra:
ensayos sobre cultura y juventud. Editorial Biblos, 1996.
MENDONÇA, F. O. O adolescente no mundo e o mundo no adolescente: visões de mundo de adolescentes de uma área periférica e de uma área de elite em Belo Horizonte. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2005.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. Rio de Janeiro: Ed.Vozes, 2012.
NOVAES, R.; VANNUCHI, P. (orgs) Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
PALACIOS. J.; OLIVA. A. A adolescência e seu significado evolutivo. In COLL. C.; MARCHESI. A.; PALACIOS. J. Desenvolvimento psicológico e educação. Trad. Daisy Vaz de Moraes. 2.ed . – Porto Alegre : Artmed, 2004.
PEREIRA, A. B. A maior zoeira: experiências juvenis na periferia de São Paulo. São Paulo, 2010. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo.
SÃO PAULO (ESTADO) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias. São Paulo, SEE, 2010.
SINGER. P. A juventude como coorte: uma geração em tempos de crise social. In ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (orgs.) Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
SPOSITO, M. P. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (organizadores) Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
SPOSITO, M. P. Estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006), volume 1. Belo Horizonte, MG: Argvmentvm, 2009.