ALGUNS ASPECTOS DA JUVENTUDE BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM O “MUNDO” ESCOLAR.

Autores

  • LEONARDO TEIXEIRA GOMES UNESP – Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara. Programa de Educação Escolar
  • Marina Novaes de Senne Professora do ensino superior na Estácio- Uniseb (2012)

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v9i2.2149

Palavras-chave:

Juventude, Jovem, Educação, Ambiente escolar, Representação Social

Resumo

Nosso tempo nos exige, cada vez mais, promovermos todos os dias a coexistência de etnias, nacionalidades e culturas diferentes. Esses elementos amoldam diversas sociedades, entre as quais a brasileira. Produto de revoluções tecnológicas essa sociedade tende a redesenhar-se, conforme as relações mundiais se configuram. Nesse sentido, nosso artigo objetivou compreender os aspectos e as dimensões que engendram a juventude brasileira e sua relação com o mundo escolar. Nosso trabalho foi produzido no referencial da sócio-antropologia compreensiva e como ferramenta metodológica a revisão bibliográfica. Como resultado dessa problematização verificamos a necessidade de ampliar e fortalecer o campo de investigação sobre a categoria juventude em sua homogeneidade e heterogeneidade. Por meio de pesquisas do Estado da Arte, ficou evidente que, no século XXI, o foco das investigações sobre juventude e escola centra-se mais na discussão da sociabilização que nos resultados escolares esperados.

Biografia do Autor

LEONARDO TEIXEIRA GOMES, UNESP – Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara. Programa de Educação Escolar

Doutorando em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara (2015). Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2000) e graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Especialização em Psicodrama com foco sócio-educacional (2007). Especialista em Educação em Valores Humanos (2013). Atualmente professor de história - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo .

Marina Novaes de Senne, Professora do ensino superior na Estácio- Uniseb (2012)

Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Especialista em Educação em valores humanos pelo Instituto Sri Sathya Sai de Educação (2011). Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Doutora pelo Programa Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Professora do ensino superior na Estácio- Uniseb (2012).

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Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos Originais