TRABALHO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • MARIA LUCIA DA SILVA SOUZA Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela UPE/Petrolina.
  • RAIMUNDA ÁUREA DIAS SOUSA Profa. Adjunta Colegiado de Geografia e PPGFPPI da Universidade de Pernambuco – Campus/Petrolina.

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v9i1.2128

Resumo

Este artigo reflete sobre as categorias trabalho e educação, sendo essas unidades indissociáveis. A reflexão versa sobre uma leitura nos diversos aspectos teóricos do desenvolvimento do trabalho, correlacionando com a importância de uma educação para além do capital, saindo dos seus muros alienantes, na busca incessante de uma contrainternalização, sob uma perspectiva que aponte caminhos viáveis para uma transformação social, ampla e emancipatória. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo compreender os aspectos históricos que aprisionam o trabalho e a educação por meio de um sistema capitalista vigente no cenário contemporâneo.

Biografia do Autor

MARIA LUCIA DA SILVA SOUZA, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela UPE/Petrolina.

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Tocantins (2009) graduação em História pela Universidade de Pernambuco (2002) Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco(2010). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela UPE/Petrolina. Concursada e lotada no colegiado de Serviço Social, como Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE, concursada pelo município de Juazeiro-BA na Secretaria de Saúde, lotada na unidade de atendimento Hospital Materno Infantil como assistente social . Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase na Política de Assistência Social. É pesquisadora do GPVASF - Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e do CEA - Centro de Estudos Agrários.

RAIMUNDA ÁUREA DIAS SOUSA, Profa. Adjunta Colegiado de Geografia e PPGFPPI da Universidade de Pernambuco – Campus/Petrolina.

É Licenciada em Geografia pela UPE/Campus Petrolina (1995). Possui Especialização em Programação em Ensino - Pedagogia pela mesma Instituição (1999) e Mestrado em Geografia na área de concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe (2006). É doutora pela UFS na mesma área de concentração (2013) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Adjunta da UPE/Campus Petrolina,professora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI), coordenadora do Grupo de Estudo: A política e a questão agrária, foi coordenadora de Gestão do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2014 a 2/2015. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco pela UPE (Líder). Estado, Capital, Trabalho e políticas de reordenamento territoriais, vinculado ao NPGEO/UFS. Coordena o CEA - Centro de Estudos Agrários e é editora Chefe do Boletim de Geografia do Vale do São Francisco. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Agrária e Ensino. Atuando nos seguintes temas; agro-hidronegocio, questão alimentar, Estado, trabalho, teoria agrária, território, modernização, movimentos sociais, desenvolvimento, irrigação, natureza, conflitos por água, ensino de Geografia e interdisciplinaridade.

Publicado

2017-07-26

Edição

Seção

Artigos Originais