EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO EM GRAMSCI: REFLEXÕES PARA O SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Bárbara Oliveira Rosa Mestrado no Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca/SP. Atualmente como professora substituta na Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Endereço: Antônio Belmonte, 2155, ap. 22. Tel: (16) 9191-6853. E-mail: barbarass@hotmail.com.br.
  • Eliana Bolorino Canteiro Martins Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, docente do Depto de Serviço Social e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na educação– UNESP/Campus de Franca (SP)
  • Jéssica Sanches Mestranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca/SP. Endereço: Jonas Rodrigues Moura, 1700, ap. 04. Tel: (16) 98245-1361. E-mail: jessica-sanches@hotmail.com
  • Thiago Rodrigo da Silva Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Franca. Mestre em Serviço Social (2015) pela Unesp/Franca. Assistente Social graduado pela Universidade de Ribeirão Preto (2009). Docente substituto do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Uberaba/MG. Endereço: Rua Thomaz Rodrigues Arias, 124, Jardim Mariana, Batatais/SP. Tel: (16) 99105-8585. E-mail: asocial.thiago@gmail.com.

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v9i1.1874

Resumo

O artigo trata sobre a relevância de Gramsci na educação, correlacionando essa temática com o Serviço Social. Trazendo a perspectiva critica de educação gramsciana para o profissional de Serviço Social. Em uma sociedade baseada por um “ethos” burguês, de valorização do consumo, do lucro, do individualismo, do egoísmo, como compreender a possibilidade de uma educação oposta à ideologia dominante, construída a partir da emancipação humana. Baseando em Karl Marx e Gramsci, trabalhamos um conceito amplo de educação. Para responder a esse questionamento, realizamos uma pesquisa bibliográfica em obras de referência sobre o pensamento de Gramsci e sobre educação e Serviço Social. Abrangendo as temáticas: educação, serviço social e nos aprofundando nos pensamentos de Gramsci. O método utilizado foi o materialista histórico dialético, visto que Gramsci era um teórico marxista. Através da pesquisa conseguimos observar como necessitamos construir uma educação voltada para a emancipação humana, trabalhando a educação na perspectiva gramsciana, trazendo elementos para discutir a dimensão educativa de forma crítica na formação e no trabalho profissional do assistente social. Colocando o assistente social como um intelectual orgânico, visto que sua prática contribui para a transformação dos sujeitos sociais, através da dimensão educativa, mostrando o compromisso dessa categoria profissional com a classe trabalhadora e consequentemente com a emancipação humana.

Biografia do Autor

Bárbara Oliveira Rosa, Mestrado no Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca/SP. Atualmente como professora substituta na Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Endereço: Antônio Belmonte, 2155, ap. 22. Tel: (16) 9191-6853. E-mail: barbarass@hotmail.com.br.

Mestrado no Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca/SP. Atualmente como professora substituta na Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Endereço: Antônio Belmonte, 2155, ap. 22. Tel: (16) 9191-6853. E-mail: barbarass@hotmail.com.br.

Eliana Bolorino Canteiro Martins, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, docente do Depto de Serviço Social e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na educação– UNESP/Campus de Franca (SP)

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, docente do Depto de Serviço Social e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na educação– UNESP/Campus de Franca (SP)

Jéssica Sanches, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca/SP. Endereço: Jonas Rodrigues Moura, 1700, ap. 04. Tel: (16) 98245-1361. E-mail: jessica-sanches@hotmail.com

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, campus de Franca/SP. Endereço: Jonas Rodrigues Moura, 1700, ap. 04. Tel: (16) 98245-1361. E-mail: jessica-sanches@hotmail.com

Thiago Rodrigo da Silva, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Franca. Mestre em Serviço Social (2015) pela Unesp/Franca. Assistente Social graduado pela Universidade de Ribeirão Preto (2009). Docente substituto do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Uberaba/MG. Endereço: Rua Thomaz Rodrigues Arias, 124, Jardim Mariana, Batatais/SP. Tel: (16) 99105-8585. E-mail: asocial.thiago@gmail.com.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Franca. Mestre em Serviço Social (2015) pela Unesp/Franca. Assistente Social graduado pela Universidade de Ribeirão Preto (2009). Docente substituto do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Uberaba/MG. Endereço: Rua Thomaz Rodrigues Arias, 124, Jardim Mariana, Batatais/SP. Tel: (16) 99105-8585. E-mail: asocial.thiago@gmail.com.

Publicado

2017-07-26

Edição

Seção

Artigos Originais