MÚSICA: UMA FERRAMENTA PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA = MUSIC: A TOOL FOR THE STUDY OF HISTORY

Autores

  • Celia Maria David UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Franca-SP

Resumo

O Projeto consiste na utilização da música como um suporte ao ensino de História, pois entendemos a canção como um documento histórico, que reflete o período no qual é produzida. Portanto, utilizando-se desse recurso, o projeto busca a percepção do movimento histórico, entendendo que essa é uma ferramenta que está vinculada aos contextos históricos. Ademais, o projeto tem o objetivo de mostrar como as representações musicais facilitaram a visualização do contexto político e social do conteúdo abordado. Enfim, busca-se uma experiência didática, uma proposta alternativa que possibilite a renovação do ensino de História, tornando-o mais motivador e significativo para os alunos.

 

Palavras-chave: música. ensino de História. didática. aprendizagem.

 

ABSTRACT

The project consists in  the use of music as a support to the teaching of History, as we understand the song as a historical document that reflects the period in which it is produced. Therefore, by using this resource, the project intends to understand the historical movement, understanding that this is a tool that is linked to the historical contexts. Moreover, the project aims to show how musical representations facilitated the visualization of the political and social content in question. Finally, this project seeks to teaching experience, an alternative proposal that allows the renewal of the teaching of History, making it more motivating and meaningful for students.

 

Keywords: music. the teaching of History. didatics. learning.

Downloads

Publicado

2010-12-06

Edição

Seção

Núcleo de Ensino