O ACESSO A UNIVERSIDADE PÚBLICA E OS CAMINHOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Hilda Maria Gonçalves da Silva

Resumo

 

RESUMO: O texto aqui desenvolvido aborda algumas das reflexões encaminhadas pelos estudos promovidos pela minha pesquisa de doutoramento, ainda em curso.  Este texto tem como preocupação central compreender o baixo índice de jovens provenientes das escolas de educação básica da rede pública de ensino que buscam os vestibulares das universidades públicas como opção de prosseguimento dos estudos em nível superior. Como ampliação dessa preocupação, encontra-se o reduzido índice de jovens que freqüenta o ensino superior em nosso país. Nesse sentido, a recente avaliação do atual Plano Nacional de Educação demonstra que o acesso ao ensino superior permanece como um desafio para o Brasil, uma vez que não chega a 15% o número de jovens entre 17 e 24 anos matriculados nesse nível de ensino. A pesquisa aqui desenvolvida revela que houve um investimento significativo na ampliação do ensino superior privado, o qual hoje responde pela grande maioria das matrículas nesse nível de ensino, fato que não se estendeu ao ensino público. Há também uma distorção da idade/série dos adolescentes entre 15 e 17 anos, os quais em sua maioria (aproximadamente 53%) ainda freqüenta o ensino fundamental, o que consequentemente leva a outro dado, qual seja: somente 36,8% dos jovens entre 18 e 24 anos concluem o ensino médio. Finalmente, por outro lado, vale ressaltar que, 70% desses jovens entre 18 e 24 anos estão no mercado de trabalho e 50% deles só trabalham.

Palavras-chave: universidade pública. Plano Nacional de Educação. educação – Brasil.

 

ABSTRACT: The text here developed, discusses some of the ideas forwarded by the studies promoted by my doctoral research in progress. This text has as its central concern to understand the low rate of young people from the schools of basic education in public schools that are seeking the public universities' entrance as an option for further studies in higher education. As an extension of this preoccupation, is the low rate of young people who attend higher education in our country. In this sense, the recent evaluation of the current National Education Plan demonstrates that access to higher education remains a challenge for Brazil since it does not reach 15% the number of young people between 17 and 24 years enrolled at this level of education. The research developed here shows that there was a significant investment in the expansion of private higher education, which today accounts for vast majority of enrollments at this level of education, a fact that did not extend to public education. There is also a distortion of the age / grade of adolescents between 15 and 17 years, which mostly (about 53%) still attends the school, which consequently leads to other data, that is: only 36.8% of young between 18 and 24 finish high school. Finally, on the other hand, it is noteworthy that 70% of those between 18 and 24 years are in the labor market and only 50% of them work.

Keywords: public university. National Education Plan. education - Brazil.
 

Biografia do Autor

Hilda Maria Gonçalves da Silva

Hilda Maria Gonçalves da Silva

Doutoranda em Educação Escolar do Curso de Pós-Graduação da UNESP-Araraquara. Professora do Centro Universitário Claretiano

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Publicado

2010-09-14

Edição

Seção

Pesquisas em andamento