HISTÓRIA DA AMÉRICA PARA ALUNOS DA 4ª SÉRIE NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL = HISTORY OF AMERICA FOR FOURTH-GRADE STUDENTS IN THE SECOND CYCLE OF FUNDAMENTAL EDUCATION

Autores

  • Vânia de Fátima Martino FACULDADE DE HISTÓRIA, DIREITO E SERVIÇO SOCIAL - UNESP/FRANCA
  • Mariana Canavezi de Vitta FACULDADE DE HISTÓRIA, DIREITO E SERVIÇO SOCIAL - UNESP/FRANCA

Resumo

Trata-se de um projeto desenvolvido ano de 2007 junto ao Núcleo de Ensino/UNESP – Campus de Franca, cujo objeto de pesquisa e ação didático-pedagógica foi o ensino de história na 4a. série do ensino fundamental na rede pública de ensino. Para tanto partimos de uma experiência realizada em duas escolas da rede municipal de ensino de Franca/SP e São Joaquim da Barra/SP, tendo como tema central o estudo das comunidades pré-colombianas e da formação dos povos da América, cujo referencial foram as orientações contidas na Proposta Curricular do Ensino de História para o Estado de São Paulo (1992) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996).

Palavras-chave: ensino de história. metodologia de ensino. história da América.

 

Abstract

This is a project that was implemented in 2007 by "Núcleo de Ensino" - SãoPaulo State University (UNESP) and whose research object was the teaching of History for fourth-grade students of Brazilian public schools. For that, our starting point were the experiences in two municipal schools in Franca/SP and São Joaquim da Barra/SP, taking as central theme the study of pre-Columbian communities in America, which was based on the Curriculum Proposal of the Teaching of History for the State of São Paulo (1992) and the National Curriculum Parameters (1996).

Keywords: the teaching of history. teaching methodology. history of America.

Biografia do Autor

Vânia de Fátima Martino, FACULDADE DE HISTÓRIA, DIREITO E SERVIÇO SOCIAL - UNESP/FRANCA

Profa. Dra vinculada ao Departamento de Educação, Ciências Sociais e Política Internacional da Faculdade de História, Direito e Serviço Social- UNESP- Campus de Franca. Docente das disciplians de Didática e História da Educação no curso de Graduação em História.

Mariana Canavezi de Vitta, FACULDADE DE HISTÓRIA, DIREITO E SERVIÇO SOCIAL - UNESP/FRANCA

Downloads

Publicado

2010-08-23

Edição

Seção

Núcleo de Ensino