POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O CONTEXTO SOCIAL = EDUCATIONAL POLICIES AND THE SOCIAL CONTEXT

Autores

  • Tatiana Machiavelli Carmo Souza Universidade de Franca
  • Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira Unesp/Franca

Resumo

A educação configura-se como uma dimensão básica e necessária da vida individual e coletiva, uma vez que ao assimilar e reproduzir um dado modo de existir, o ser humano concretiza uma visão de homem/mundo. Espera-se que, por meio da educação, o ser humano desenvolva condições pessoais para engajar-se ao grupo que pertence, isto é, esteja preparado para a participação na vida social e no trabalho. Entretanto, a lógica capitalista impulsiona a dinâmica de exploração do ser humano. O reflexo do contexto neoliberal incide diretamente nas políticas educacionais e, consequentemente, nos tipos de indivíduos que estão sendo formados nas salas de aula. A atuação do Banco Mundial ganha significação quando avalia-se as configurações do atual panorama educacional brasileiro, uma vez que percebe-se como os apontamentos do banco se materializam nas instituições educacionais. Mais do que assistir o setor educacional brasileiro, por meio de cooperação técnica e financeira, o Banco Mundial, nas últimas décadas, passou a elaborar políticas para a educação. É na relação entre conhecimento e capital que o Banco Mundial se impõe, determinando as diretrizes ao sistema educacional, em especial no contexto brasileiro. Essas determinações se fazem necessárias a fim de manter o sistema capitalista e a exploração do trabalho humano. Os argumentos utilizados pelo banco se justificam no desenvolvimento de estratégias para o alívio da pobreza e promoção de níveis de vida mais humanos. Dessa forma, a educação não deve nortear-se pela lógica mercantil, sendo instrumento de perpetuação, reprodução e manutenção do capitalismo; mas sim, mecanismo de possibilite o desenvolvimento e emancipação do homem.

Palavras-chave: política educacional. educação. neoliberalismo. capitalismo.

 

ABSTRACT

The education is configured as a necessary and basic dimension of the individual and collective life – in this sense, by assimilating and reproducing a certain way of being, the human being materializes a view of man and world. It is expected that, through the education, the human being develops personal conditions to the engagement to the group to which he belongs, that is, in a way that he is prepared for the participation in the work and social life. However, the capitalist logic stimulates the dynamics of exploration of the human being. The consequence of the neoliberal context influences directly in the educational policies and in the types of individuals that have been formed in the classrooms. Since it is perceived how the appointments of the World Bank have been materialized in the educational institutions, the performance of the Banlk acquires meaning when it is evaluated the configurations of the current Brazilian educational panorama. More than assisting the Brazilian educational sector in the technical and financial cooperation, the World Bank in the last few decades has started elaborating politicies for education. It is in the relation between knowledge and capital that the World Bank imposes itself, determining the lines of direction to the educational system, in special in the Brazilian context. These determinations are necessary in order to keep the capitalist system and the exploration of the human work. The arguments used for the bank justify in the development of strategies for the relief of the poverty and promotion of human levels of life. Of this form, the education does not have to be guided by the mercantile logic as an instrument of perpetuation, reproduction, and maintenance of the capitalism; but as a mechanism that makes possible the development and emancipation of man.

Keywords: educational politics. education. neoliberalism. capitalism.

Biografia do Autor

Tatiana Machiavelli Carmo Souza, Universidade de Franca

Doutoranda em Serviço Social pela Unesp/Franca (2009), mestre pela mesma universidade e especialista em Psicopedagogia (2007). Apresenta experiência profissional em Psicologia Educacional e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, processos de aprendizagem, educação, escola, formação profissional, orientação profissional, subjetividade e trabalho socioeducativo.

Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira, Unesp/Franca

Docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP/Franca - Brasil; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Formação Profissional

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Publicado

2010-12-06

Edição

Seção

Artigos Originais