O USO DA MEMÓRIA COMO DISPOSITIVO DE PESQUISA PARA A ESCRITA DE UMA HISTÓRIA = MEMORY USAGE AS RESEARCH DEVICE FOR WRITING A STORY

Autores

  • Alcides Leão Santos Júnior UERN

Resumo

Aponta-se o percurso metodológico utilizado para desvelar o Movimento das Professoras Primárias da Rede Estadual de Ensino iniciado na cidade de Salvador/BA, sem setembro de 1947, como uma mobilização que culminou na criação da entidade representativa da categoria. Utiliza-se a memória dos sujeitos que vivenciaram tal movimento e a aponta como um instrumento de pesquisa capaz de entrelaçar momentos vividos e vivenciados em um tempo-espaço fazendo, também, um entrelaçamento de olhares entre as memórias dos sujeitos da pesquisa, do aporte teórico e da compreensão de mundo do pesquisador. Em suma, utilizar a memória como metodologia de pesquisa permite olhar para a nossa história sob o olhar de quem a vivenciou e tira do esquecimento aquilo que a história oficial sepultou.

Palavras-chave: memória. história da educação. organização docente. procedimentos de pesquisa.

 

ABSTRACT

This paper points out the methodological path used to unveil the Elementary Teachers of State Schools Movement, started in the city of Salvador/BA, in September 1947, as a mobilization that culminated in the establishment of a representative entity of the category. We use the memory of the subjects who have experienced that movement and point it as a research tool able to entwine moments lived and experienced in a space-time. We also do a glances interlacing, between the memories of the subjects, the theoretical contribution and understanding of world of researcher. In summary, using memory as research methodology allows us to look at our history under the gaze of those who experienced and strip from oblivion what the official history buried.

Keywords: memory. history of education. teaching organization. search procedures.

Biografia do Autor

Alcides Leão Santos Júnior, UERN

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Fundamentos da Educação, do Curso de Enfermagem, Campus Caicó, da Universidade do Estado do Rio grande do Norte (UERN). Líder do Grupo de pesquisa em Educação, Saúde e Pensamento Complexo (UERN).

 

Publicado

2015-05-17

Edição

Seção

Artigos Originais