ASPECTOS MOTIVACIONAIS E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO = MOTIVATIONAL ASPECTS AND STUDENT-TEACHER RELATIONSHIP: A STUDY WITH HIGH SCHOOL STUDENTS

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Moreira Goeten

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem revela-se dinâmico e permeado pelas interações sociais e contextuais. Nesse presente trabalho colocamos em ênfase a relação professor-aluno, visando discutir o modo como a mesma pode interferir na aprendizagem, principalmente, pelos aspectos motivacionais que podem se fazer presentes. Ao mesmo tempo pretendemos pontuar alternativas que possam enriquecer a relação professor-aluno, bem como identificar possíveis fatores que a dificultam. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se por ser um estudo exploratório e qualitativo, apesar de fazer uso de dados quantitativos, os quais são tomados como indicadores e complementares para as análises realizadas. A amostra da pesquisa compôs-se por 72 alunos do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de Santa Catarina, com idade entre 14 e 18 anos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a aplicação de questionário, a organização e sistematização dos dados coletados, utilizando como orientação metodológica a proposta de Análise de Conteúdo. A partir disso, identificou-se que parte dos alunos que responderam ao questionário declararam não gostar de estudar e que permanecem na escola, principalmente, por exigências do mercado de trabalho. Dentre as principais causas do desinteresse apontadas pelos alunos, tivemos: os conteúdos curriculares descontextualizados e a atuação do professor que não os motiva a aprender.

Palavras-chave: motivação. aprendizagem. relação professor-aluno.

 

ABSTRACT

The teaching-learning process is dynamic and permeated by social and contextual interactions. In this present work we emphasize the teacher-student relationship, to discuss how it can interfere in learning, mainly by the motivational aspects involved. At the same time, we intend to present alternatives that can enrich the student-teacher relationship, and to identify possible factors that difficult it. The research developed is an exploratory qualitative study, despite making use of quantitative data, which are taken as indicators and complementary for the analysis. The research sample consisted of 72 high school students from a public state school of Santa Catarina, aged between 14 and 18 years old. The methodological procedures used were questionnaires, organization and systematization of the collected data, using the Content Analysis proposal as a methodological orientation. From this, it was found that the students who responded to the questionnaire said they did not like to study and stay in school, mainly by demands of the labor market. Among the main causes of disinterest by students, it had been identified: the decontextualized curricula and teacher’s performance, that doesn’t motivate them to learn.

Keywords: motivation. learning. teacher-student relationship.

Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSC.

Ana Paula Moreira Goeten

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Contestado (UnC). Especialista em Coordenação Pedagógica, Assistente Técnico Pedagógico da Escola de Educação Básica Erich Gruetzmacher, Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

Publicado

2015-05-17

Edição

Seção

Artigos Originais