PROJETOS DE APRENDIZAGEM: FAZENDO PARA COMPREENDER = LEARNING PROJECTS: MAKING TO UNDERSTAND

Autores

  • Mariangela Kraemer Lenz Ziede CESUCA - Faculdade Ined
  • Rosane Aragón UFRGS

Resumo

Apresentamos um estudo que teve como objetivo analisar o processo de construção da concepção da arquitetura pedagógica “Projetos de Aprendizagem”. Para tal, aplicamos e discutimos a referida arquitetura no contexto de uma disciplina oferecida a alunos de licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A análise dos dados foi realizada na perspectiva da tomada de consciência piagetiana. Operou-se com os níveis de tomada de consciência em três categorias: (i) apropriação tecnológica dos ambientes digitais; (ii) cooperação entre os componentes do grupo e (iii) compreensão da metodologia de projetos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram reconstruções dessas concepções pelos estudantes, ainda que em diferentes níveis. Além disso, foi possível constatar uma crescente apropriação da tecnologia utilizada, bem como de suas possíveis aplicações em diferentes espaços educacionais.

Palavras-chave: ambientes digitais. projetos de aprendizagem. tomada de consciência

 

ABSTRACT

This study aims to analyze the process of construction of the pedagogical architecture conception “Learning Projects". Therefore, we apply and discuss this architecture in the context of a course offered to undergraduate students from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS, Brazil). Data analysis was performed from the perspective of Piaget awareness. We worked with the levels of awareness into three categories: (i) technological appropriation of digital environments; (ii) cooperation between the group members and (iii) understanding of the methodology of learning projects. The results showed reconstructions of these concepts by students, albeit at different levels. Furthermore, there has been an increasing appropriation of the technology used, as well as their potential applications in different educational spaces.

Keywords: digital environments. learning projects. consciousness.

Biografia do Autor

Mariangela Kraemer Lenz Ziede, CESUCA - Faculdade Ined

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora e pesquisadora na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) em Caçador/SC.

Rosane Aragón, UFRGS

Doutora em Informática na Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS).

Publicado

2015-05-17

Edição

Seção

r