PROVA NACIONAL PARA O INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE E OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL = NATIONAL TEST FOR ADMISSION TO TEACHING CAREER AND CURRICULUM...

Autores

  • Roseli Belmonte Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Universidade Federal de Rio Grande FURG
  • Denise Grosso da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS
  • Natacha da Silva Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Valeria Feijó Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS
  • Sandro Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Resumo

A pesquisa “Políticas de formação de professores: quais suas implicações na prática Pedagógica da Educação Física em escolas Públicas estaduais?” realizada na cidade de Porto Alegre evidenciou elementos que nos levaram a refletir sobre a formação das professoras unidocentes que atuam nos anos iniciais em relação ao componente curricular Educação Física. Essa pesquisa foi realizada com professores de anos iniciais de uma escola pública de Porto Alegre através de entrevistas semi-estruturadas. A partir das impressões obtidas na pesquisa, nos interessou problematizar o trabalho desses profissionais unidocentes com a Educação Física nos anos iniciais a partir da sua formação, considerando as implicações da implantação da chamada Prova Nacional para o Ingresso na Carreira Docente – considerada como uma política pública do Ministério da Educação. Para tal feito, analisamos a matriz curricular dos cursos de formação de professores em Pedagogia e a matriz curricular da Prova Docente, fazendo um cruzamento entre esses dados. Desse modo, discutimos a Prova Docente como um modo de regulação da formação de professores e o distanciamento entre os saberes desejados para as aulas de Educação Física e os saberes que são propiciados nas universidades para os futuros professores. A partir da análise consideramos que a Prova Docente poderá regular os cursos de formação de professores e os currículos que serão trabalhados nas escolas.

Palavras-chave: prova nacional docente. currículo. educação física

 

ABSTRACT

The research entitled “Policies for teachers’ professional development: what are their implications for pedagogy practice of Physical Education in Public Schools?” was realized in the Porto Alegre city. This survey was conducted with teachers from early years of a public school in Porto Alegre through semi-structured interviews. The research demonstrated elements that took us to reflect on the professional development of teachers who act in the early years of elementary school and teach Physical Education. We analyzed the curriculum of teacher training courses in pedagogy and the curriculum of National Test for Admission to Teaching Career, making a crossover between these data - regarded as a public policy of the Ministry of Education. Based on what was perceived in that research, for this paper, it’s important to understand the work of educators related with teaching of Physical Education in the first years of elementary school. The analysis allowed us to discuss the National Test as a way to regulate the teachers’ professional development and it made us to perceive a distance between the knowledge suggested to Physical Education classes and the knowledge offered to prospective teachers. From the analysis we consider National Test for Admission to Teaching Career may regulate teacher training courses and curricula to be taught at schools.

Keywords: national test for admission to teaching career. curriculum. physical education.

Biografia do Autor

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Universidade Federal de Rio Grande FURG

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação e Graduada em Educação Física. Professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Grupo de Estudos em Docência e Avaliação e Educação Física. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Natacha da Silva Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Valeria Feijó Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Acadêmica do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS.

Sandro Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Pós-graduando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS.

Publicado

2015-05-17

Edição

Seção

Artigos Originais