MATEMÁTICA: ENSINO ESCOLAR AOS SURDOS = MATHEMATICS: SCHOOL TEACHING FOR DEAF PEOPLE
Resumo
Na perspectiva da Etnomatemática, além de vinculado aos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos Surdos, este artigo analisa as implicações da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e do Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, em relação ao ensino da Matemática para alunos surdos incluídos em turmas comuns do Ensino Médio. Para este estudo, foram realizadas entrevistas com professores de Matemática em uma escola de educação de surdos no Rio Grande do Sul (RS). Para a análise do material empírico, utilizou-se o discurso, na perspectiva foucaultiana, como ferramenta teórico-metodológica, de modo que recorrências e singularidades possibilitam problematizar “verdades” sobre o ensino de Matemática a surdos. As análises apontam que a cultura ouvinte é tomada como parâmetro para a normalização surda; os docentes eventualmente se comunicam com os alunos surdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras); o uso da Libras e a atuação do intérprete são entendidos como recursos de acessibilidade ao conhecimento; as práticas pedagógicas não levam em conta as diferenças surdas, prejudicando a aprendizagem e a interação entre surdos e ouvintes; há preconceito em relação aos surdos; e predominam saberes matemáticos academicamente legitimados. Assim, é necessário construir um currículo pautado na diferença surda, considerando as possibilidades de ensino e aprendizagem, para reinventar práticas a partir de concepções antropológico-culturais, de uso da língua de sinais e de valorização de marcas culturais surdas.
Palavras-chave: matemática. etnomatemática. surdos. ensino. educação bilíngue.
ABSTRACT
From the perspective of Ethnomathematics, linked to Cultural Studies in Education and Deaf Studies, this article analyzes the implications of the Law 10.436, of April 24th, 2002, and the Decree 5.626, of December 22nd, 2005, related to the Mathematics teaching to deaf students, who are included in common classes in public high school. For this study, Mathematics teachers in a school for deaf education in Rio Grande do Sul (RS) answer an interview. For the analysis of the empirical material, the speech is used, in Foucault's view, as a theoretical and methodological tool; recurrences and singularities enable discuss about 'truths' related to the Mathematics teaching to deaf people. The analyzes suggest that listener culture is taken as a parameter for the deaf standardization; teachers eventually communicate with deaf students in Brazilian Sign Language (Libras); the use of Libras and the work of the interpreter are understood as accessibility resources to knowledge; the pedagogical practices don’t take into account the deaf differences, impairing learning and interaction between deaf and hearing people; there is prejudice against the deaf people; and the legitimated academic mathematical knowledge is predominant at school. Thus, it is necessary to build a curriculum grounded in deaf difference, considering the possibilities of teaching and learning, to reinvent practices from cultural-anthropological concepts, the use of the sign language and deaf culture valuing brands.
Keywords: mathematics. ethnomathematics. deaf people. teaching. bilingual education.