METODOLOGIA DE ENSINO E PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: EM BUSCA DA QUALIDADE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR = TEACHING METHODOLOGY AND UNIVERSITY PEDAGOGY: IN SEARCH OF QUALITY IN HIGHER EDUCATION

Autores

  • Egeslaine de Nez Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pedagoga e Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT).
  • Vanessa do Nascimento Silva Licenciada em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT).

Resumo

Este artigo objetiva evidenciar a importância da metodologia de ensino e da Pedagogia Universitária, além disso, reflete sobre a percepção dos docentes acerca da docência. A tentativa é de reforçar a ideia de que os docentes universitários precisam identificar os saberes didático-metodológicos que auxiliam no processo de ensino aprendizagem para este nível da Educação. No desenvolvimento desta investigação foram aplicados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, no intuito de fundamentar um estado de conhecimento acerca da temática. Prosseguindo, realizou-se uma pesquisa de campo com coleta de dados através de questionários estruturados, respondidos por vinte e um docentes de vários estados brasileiros. A abordagem analítica abarcou a pesquisa quali/quantitativa e articulou-se à análise de conteúdo. Considera-se que a relevância científica deste artigo se dá no sentido de evidenciar a importância da metodologia de ensino e da Pedagogia Universitária no processo de aprendizagem na Educação Superior, aprimorando a prática docente. Através das análises desta investigação foi possível perceber que os docentes estão buscando novos conhecimentos sobre a Pedagogia Universitária, uma vez que, utilizam-se de metodologias diferentes para diversificar o processo de ensino aprendizagem, tornando-o mais atrativo aos acadêmicos. Finalmente, é imprescindível reforçar o conceito de Pedagogia Universitária como fonte de conhecimento para elevar os saberes dos docentes sobre os processos didáticos, propondo assim formas de aprendizagem significativas que elevem a qualidade na/da Educação Superior.

Palavras-chave: educação superior. pedagogia universitária. metodologia. qualidade.

 

ABSTRACT

This article aims to highlight the importance of teaching methodology and the University Pedagogy. Moreover, it reflects on the perception of teachers about teaching. The attempt is to reinforce the idea that university teachers need to identify the didactic-methodological knowledge that assists in the process of teaching and learning in the college education. To develop this research, the following methodological procedures were applied: literature review, in order to justify a stage of knowledge about the theme. We also did a field survey to collect data, through structured questionnaires answered by twenty-one teachers from different Brazilian States. The analytical approach encompassed qualitative/quantitative research and hinged to content analysis. The scientific relevance of this article is to highlight the importance of teaching methodology and pedagogy at the University learning process in Higher Education, improving teaching practice. Through the analysis of this investigation, it was revealed that teachers are seeking new knowledge about the University Pedagogy, since they use different methodologies to diversify the teaching learning process, making it more attractive to the academics. Finally, it is essential to reinforce the concept of University Pedagogy as a source of knowledge to elevate the knowledge of teachers about educational processes, thus proposing significant forms of learning that increase the quality of the Higher Education.

Keywords: higher education. pedagogy university. methodology. quality.

Biografia do Autor

Egeslaine de Nez, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pedagoga e Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT).

Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pedagoga e Especialista em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT).

Vanessa do Nascimento Silva, Licenciada em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT).

Licenciada em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT).

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos Originais