Missionação jesuítica: reflexões para a definição de um quadro teórico e de um método de análise historiográfica * Misiones jesuíticas: reflexiones para la definición de un marco teórico y de un método de análisis historiografico

Autores

  • LUIZ ANTONIO SABEH Doutor em História – Programa de Pós-graduação em História – Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes – Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor Assistente do Instituto de Ciências Humanas e Letras - UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas - Campus de Alfenas, CEP:37130000 - Alfenas, MG - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.978

Resumo

Partindo do pressuposto de que a evangelização é um evento de longuíssimo prazo e dotado de processos fragmentados e particulares, o artigo mergulha nos fundamentos históricos da evangelização da Época Moderna a fim de colher elementos capazes de definir um quadro teórico e metodológico para o estudo da missionação jesuítica nos domínios ultramarinos de Portugal e Espanha. Pretende-se, com essa discussão, chamar a atenção para a importância da atividade missionária na construção do Novo Mundo, consequentemente, como um tema de estudo de fundamental importância para a compreensão da história colonial das sociedades latino-americanas.

 

Biografia do Autor

LUIZ ANTONIO SABEH, Doutor em História – Programa de Pós-graduação em História – Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes – Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor Assistente do Instituto de Ciências Humanas e Letras - UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas - Campus de Alfenas, CEP:37130000 - Alfenas, MG - Brasil.

Doutor em História – Programa de Pós-graduação em História – Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes – Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor Assistente do Instituto de Ciências Humanas e Letras - UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas - Campus de Alfenas, CEP:37130000 - Alfenas, MG - Brasil.

Downloads

Publicado

2014-09-22