A modernidade em questão: música de concerto em Curitiba – coexistência e especificidades entre a "SCABI" e "SPMC" * Modernity in question: concert music in Curitiba - coexistence and specificity between "SCABI" and "SPMC"

Autores

  • ALAN RAFAEL DE MEDEIROS Doutorando - Programa de Pós-graduação em História – Universidade Federal do Paraná – UFPR.
  • ÁLVARO LUIZ RIBEIRO DA SILVA CARLINI Doutor (1995-2000) em História, área de História Social, pela Universidade de São Paulo – USP. Docente adjunto vinculado ao Departamento de Artes (Deartes) – Graduação, e Departamento de História (DeHis) – Pós Graduação, da Universidade Federal do Paraná. UFPR, Campus Reitoria.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i1.939

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a análise da mudança de enfoque estético das entidades musicais civis em relação ao público curitibano no tocante às práticas musicais, em especial durante o período de coexistência de duas destas entidades, representativas no cenário local: a SCABI (Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê) e SPMC (Sociedade Pró Musica de Curitiba).

Biografia do Autor

ALAN RAFAEL DE MEDEIROS, Doutorando - Programa de Pós-graduação em História – Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Doutorando - Programa de Pós-graduação em História – Universidade Federal do Paraná – UFPR.

ÁLVARO LUIZ RIBEIRO DA SILVA CARLINI, Doutor (1995-2000) em História, área de História Social, pela Universidade de São Paulo – USP. Docente adjunto vinculado ao Departamento de Artes (Deartes) – Graduação, e Departamento de História (DeHis) – Pós Graduação, da Universidade Federal do Paraná. UFPR, Campus Reitoria.

Doutor (1995-2000) em História, área de História Social, pela Universidade de São Paulo – USP. Docente adjunto vinculado ao Departamento de Artes (Deartes) – Graduação, e Departamento de História (DeHis) – Pós Graduação, da Universidade Federal do Paraná. UFPR, Campus Reitoria.

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Publicado

2013-08-19

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ