Os arquivos pessoais e sua importância como patrimônio documental e cultural * The personal archives and their importance as documentary and cultural heritage

Autores

  • THAIS JERONIMO SVICERO Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Diretora do Arquivo Público Municipal "Nilson Cardoso de Carvalho" - Fundação Pró-memória de Indaiatuba.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i1.869

Resumo

O presente artigo tem a intenção de discutir a importância dos arquivos pessoais como patrimônio documental e cultural, além de seu uso tanto como fonte quanto objeto de pesquisas acadêmicas. Assim, por meio da análise do lugar do indivíduo na produção historiográfica, objeto que proporcionou um olhar mais atento dos historiadores sobre esses arquivos e as peculiaridades que os constituem, estes trazem também um novo olhar sobre aspectos da vida pessoal e intelectual de seu titular corroborando com outras formas da escrita da história.

Biografia do Autor

THAIS JERONIMO SVICERO, Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Diretora do Arquivo Público Municipal "Nilson Cardoso de Carvalho" - Fundação Pró-memória de Indaiatuba.

Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Diretora do Arquivo Público Municipal "Nilson Cardoso de Carvalho" - Fundação Pró-memória de Indaiatuba.

Downloads

Publicado

2013-08-19

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES