Artista Artesão ou Artista Igual Pedreiro: de Mozart a Macaco Bong, uma história de lutas por autonomia * Artist Craftsman or Artist Equal Mason: from Mozart to "Macaco Bong", a history of struggles for autonomy

Autores

  • RAFAEL LAGE Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i1.849

Resumo

No livro "Mozart – Sociologia de um gênio", Norbert Elias descreve embates em torno de artistas artesãos (presos ao gosto musical da corte aristocrata) e artistas autônomos (com certa autonomia musical, só que menos estruturados socialmente), apresentando Mozart como um agente de transição. Já em pleno século XXI, surge com a banda brasileira Macaco Bong o conceito de artista igual pedreiro, a ideia de envolvimento do músico nos processos produtivos, não apenas na hora de subir ao palco, apontando novas tecnologias digitais como democratizadoras. Neste artigo, discutirei reapropriações de antigas estratégias da indústria fonográfica, e de que forma elas retornam reconfiguradas com esses jovens oriundos da indústria musical do século XXI.

Biografia do Autor

RAFAEL LAGE, Universidade Federal Fluminense

Mestrando no PPGCOM da Universidade Federal Fluminense na linha Estéticas e Tecnologias da Comunicação, com a pesquisa “Artista Igual Pedreiro: o Macaco Bong dá um rolê na cibercultura”; Pesquisador ligado ao Labcult – Laboratório de Pesquisas em Cultura e Tecnologias da Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Produtor associado ao coletivo de empreendedores culturais Ponte Plural, onde desenvolve trabalhos na área de comunicação e produção musical, produção de textos, radialismo e organização de shows e eventos. Programador musical da Rádio Escuta UFF.

Downloads

Publicado

2013-08-19

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ