Representações Bélicas na Arte Augustana e a Consolidação da Identidade Imperial Romana * War Representations in Augustan Art and Consolidation of the Imperial Roman Identity
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.815Resumo
Este artigo visa estabelecer uma breve reflexão sobre quais argumentos e dispositivos retóricos o Principado utilizou para legitimar o domínio de Roma sobre outros povos, culminando na ideia de mandato divino. Para tanto, irei explorar as representações simbólicas relativas à guerra contidas em alguns documentos artísticos do Principado de Augusto. Esta pesquisa faz parte do projeto "Império: teoria e prática imperialista romana", cuja perspectiva comparativista convida o diálogo com outros pesquisadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.