Historiografia do cinema canadense: balanço inicial * Historiography of Canadian cinema: starting survey

Autores

  • LUIZ ALEXANDRE PINHEIRO KOSTECZKA Programa de Pós-graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Univ. Estadual Paulista, Campus de Assis.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i1.768

Resumo

O presente artigo apresenta os principais e mais referenciados estudiosos canadenses que se dedicaram ao estudo das elaborações audiovisuais do Canadá. Narra os percursos dessa historiografia e indica os principais eixos interpretativos utilizados para a análise de uma filmografia que perpassa mais de um século de intensa produção. Esses textos indicam uma diversidade de perspectivas, porém, apresentam um fio condutor comum que aloca esses trabalhos na envergadura do pensamento acerca da identidade canadense. Inferir a respeito da possibilidade/impossibilidade do conceito de nação nesse país é um elemento constituinte desses textos. Dessa forma, este artigo perscruta os meios e métodos utilizados nessas bibliografias para responder aos intermitentes dilemas da identidade nacional no cinema produzido no Canadá.

Biografia do Autor

LUIZ ALEXANDRE PINHEIRO KOSTECZKA, Programa de Pós-graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Univ. Estadual Paulista, Campus de Assis.

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, é pós-graduando (mestrado) no programa História e Sociedade da UNESP/Assis, pesquisa atualmente os documentários de Alanis Obomsawin, atuando nas intersecções entre escrita e teoria da história e o cinema

Downloads

Publicado

2013-08-19

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES