Histórias de Homero: um Balanço das Propostas de Datação dos Poemas Homéricos * Homer’s Histories: a Balance of the Dating Proposals of Homeric Poems

Autores

  • GUSTAVO OLIVEIRA Doutorando em História – Programa de Pós-Graduação em História – Universidade de São Paulo – USP, CEP: 05508-900, Cidade Universitária São Paulo, SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v1i2.746

Resumo

A datação dos poemas homéricos é um assunto polêmico e repleto de dificuldades. Mesmo diante de tal cenário, sua utilização como fonte histórica tem ocorrido, em geral sem maiores considerações acerca da dificuldade de resolver problemas centrais para a maneira de como os poemas são contextualizados. O presente estudo tem como objetivo fazer um levantamento das possibilidades de abordagens históricas destes poemas, apontando as particularidades, os pressupostos e problemas relacionados a cada uma. Por fim é apresentada uma sugestão alternativa de abordagem, que toma como ponto de partida a datação da tradição da qual os poemas fazem parte, encarando-os como testemunhos válidos desta tradição de longa duração oral.

Downloads

Publicado

2013-04-05

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES