Notas Sobre a História da Educação Física no Triângulo Mineiro (Ituiutaba - 1934-1971) * Notes on the History of Physical Education in the “Triângulo Mineiro” (Ituiutaba – 1934-1971)

Autores

  • ANDRÉA AZEVEDO DE OLIVEIRA Graduada em Pedagogia – FACIP – Universidade Federal de Uberlândia – UFU, CEP: 38304-402, Ituiutaba, Minas Gerais - Brasil.
  • SAULOÉBER TÁRSIO DE SOUZA Mestre em História – Universidade Estadual Paulista – UNESP-Franca. Doutor em Educação – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor Adjunto – FACIP –Universidade Federal de Uberlândia – Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de História e Historiografia da Educação) – UFU, CEP: 38304-402, Ituiutaba, Minas Gerais - Brasil. Bolsista PQ2-F (CNPq) e do Programa Pesquisador Mineiro (FAPEMIG).

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v1i2.735

Resumo

O trabalho tem como preocupação a implantação da disciplina de Educação Física nas escolas do município de Ituiutaba (Triângulo Mineiro), no período entre 1934 e 1971. A adoção de atividades físicas nos currículos escolares com o objetivo de disciplinar e higienizar a juventude e a infância local refletia o novo ideal pedagógico voltado ao domínio dos “instintos insubordinados”, buscando-se normatizar condutas e contribuindo para a nova organização social, surgida com a sociedade urbana e industrial, especialmente a partir da Segunda Guerra Mundial. Tal contexto provocou a necessidade de desenvolvimento de um alto grau de eficiência produtiva, onde a educação escolar seria fundamental para atingir tal propósito, além de contribuir para a difusão da idéia de que era necessário garantir uma “educação higiênica” no combate aos grandes surtos epidêmicos. A partir dessa perspectiva, buscamos apontar as especificidades das práticas de professores e alunos nas aulas de Educação Física nas escolas desse município mineiro.

Downloads

Publicado

2013-03-21

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ