CLEMENTINA DE JESUS

pessoa-poesia e o aprendizado biográfico

Autores

  • Míriam Silva Universidade de Sorocaba
  • Gustavo de Castro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i2.4598

Resumo

Este artigo propõe uma leitura compreensiva das narrativas sobre Clementina de Jesus (1901-1987), sob a hipótese da pessoa-poesia como um complexo centro catalisador e irradiador de saberes. Mediante o cotejo de suas biografias, perfis, crônicas, documentários e materiais de arquivo, entendemos o estudo biográfico como processo de mediação e aprendizagem da experiência, devido à sua natureza narrativa e pedagógica. As considerações apontam para a construção de um perfil que sugere, a partir da vida de Clementina de Jesus, um aprendizado do diálogo com as diferenças.

Biografia do Autor

Míriam Silva, Universidade de Sorocaba

Míriam Cristina Carlos Silva, Universidade de Sorocaba. Doutora em Comunicação e Semiótica e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso). Líder do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI – UNISO). Desenvolve a pesquisa Clementina de Jesus: pessoa-poesia em narrativas midiáticas, subsidiada pela FAPESP.

Gustavo de Castro, Universidade de Brasília

Bolsista de Produtividade de Pesquisa (PQ2-CNPq). Poeta, escritor, jornalista e antropólogo. Prêmio Rumos Itaú Cultural de Literatura (2013-14). Professor de Estética da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Coordenador do Grupo Siruiz - Estudos em Comunicação e Imaginação Literária.

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Publicado

2024-12-26