PLÍNIO SALGADO, A ESPANHA E OS CAMINHOS DO FASCISMO TRANSNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i1.4361Resumo
Este artigo analisa e coloca frente a frente a trajetória das duas organizações fascistas mais importantes da história do Brasil e da Espanha: a Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Falange Española de las Juntas de Ofensiva Nacional Sindicalista (FE-JONS). Além disso, usando uma abordagem transnacional e graças à documentação disponível no arquivo pessoal do líder do fascismo brasileiro, Plínio Salgado, é aprofundado o seu relacionamento com o regime de Franco desde seu exílio em Portugal até sua morte em 1975.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.