A IDEIA DE TEATRO FASCISTA DE ANTÓNIO FERRO
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i1.4350Resumo
Durante a vigência do Estado Novo (1933-1974), regime ditatorial instaurado em Portugal por António de Oliveira Salazar, a arte teatral foi constantemente controlada e instrumentalizada em prol dos interesses do regime. O presente artigo, sendo um recorte de uma investigação de tese mais ampla, pretende apresentar uma breve reflexão sobre a ideia de teatro promovida pelo intelectual português António Ferro (1895-1956), diretor do Secretariado de Propaganda Nacional (SPN), durante o Estado Novo. Através da análise de obras oficiais, discursos e textos em periódicos procuramos demonstrar que o modelo de teatro salazarista imposto neste período foi construído ainda no início da trajetória deste intelectual, para então compreendermos qual era exatamente o tipo de estética teatral que foi instituída como útil à nação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.