História e Crônica: Raul Pompéia e a série "Da Capital" * History and Chronicle: Raul Pompeia and the series "Da Capital"

Autores

  • RUBENS ARANTES CORREA CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v1i1.423

Resumo

O presente trabalho integra os quadros de uma pesquisa mais ampla, na qual investigamos a trajetória, a militância e os ideais políticos de Raul Pompeia (1863-1895), situando-o no contexto brasileiro do final do século XIX. Enfatizamos, particularmente, a produção cronística de Raul Pompeia para o jornal O Estado de S. Paulo em uma série que o próprio autor intitulou de “Da Capital” e que foi publicada pelo vespertino paulista entre 1891 e 1893. Procuramos compreender, por meio deste trabalho, como a crônica, enquanto gênero na fronteira entre a literatura e a história, opera como um testemunho documental capaz de revelar as tensões políticas de uma época.

 

Biografia do Autor

RUBENS ARANTES CORREA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Doutorando em História pela UNESP-Campus de Franca.  Mestre em Ciências Sociais pela UFSCar.  Licenciado em História pela UNESP-campus de Franca.  Professor do Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP.  Autor de O Pensamento Político de Raul Pompéia (Editora ExLibris, 2008) e Raul Pompéia (Icone Editora, 2010, Coleção Pensamento Americano)

Downloads

Publicado

2012-05-04

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ