MEMÓRIA E HISTÓRIA
Reflexões sobre a Lagoa do Mato em Paramirim-BA
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i1.4205Resumo
presente estudo pretende analisar a história de ex-moradores da Lagoa do Mato impactados pela desapropriação do território. A pesquisa tem abordagem qualitativa, nesse caso a História Oral, baseada nos testemunhos coletados através de entrevistas semiestruturadas, e, também, é de caráter documental e bibliográfico. Como resultado da pesquisa, conclui-se que a barragem do Zabumbão transformou o cotidiano de, aproximadamente, oito comunidades rurais e mais de 52 (cinquenta e duas) famílias. A desapropriação das famílias foi movida por imposições, violações e, consequentemente, por mudança material e simbólica para a memória e a história daquelas pessoas. Constatamos que a referida comunidade foi destituída do direito de viver em seu território e, quando insistiu, sofreu ameaças e coerções; houve consequências negativas nas indenizações e prejuízos econômicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.