“A CONTEMPLAR EMULDECIDA AS REFULGENTES HISTÓRIAS DE SEU PASSADO DE TRIUNFOS”:
Luiz José da Costa Filho e o anjo lacrimoso da História (1907-1917)
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i1.4081Resumo
O presente artigo busca analisar os fazeres historiográficos de Luiz José da Costa Filho ao longo dos dois primeiros decênios do século XX, por meio dos textos publicados em jornais aracajuanos entre os anos de 1907 e 1917. O intelectual contribuiu ao propor uma concepção de história articulada com os fazeres e com as demandas oriundas das experiências vivenciadas em solo nacional. Um fazer que implicava não somente na contemplação dos resquícios do passado, mas, notadamente, no exercício de encontrar sentido na ordenação do passado e na problematização acerca da condição do patrimônio.
Palavras-chave: Luiz José da Costa Filho, intelectual, história, patrimônio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.