“PALAVRAS QUE PROVOCARAM DESONESTIDADES”
Os sacerdotes solicitantes e o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i1.3984Resumo
O delito inquisitorial de solicitação acontecia quando um confessor, no local da confissão, assediava amorosa ou sexualmente as penitentes. Igreja e Inquisição tratavam o Sacramento da Penitência com muita diligência e davam a ele parte da responsabilidade de inculcar modelos virtuosos de comportamento que era tão valioso para os intentos tridentinos. A solicitação foi entendida como uma forma de macular o sacramento da confissão, por isso fazia parte da jurisdição inquisitorial. Dois padres, processados e sentenciados por solicitação, cometeram o delito no Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, instituição importante composta por recolhidas, pensionistas e educandas, lugar de mulheres da elite. Diferente dos conventos, o recolhimento aceitava negras, índias, mestiças e filhas ilegítimas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.