Um SÚDITO FIEL DO BRASIL:

O INÍCIO DA HISTÓRIA DE VIDA DE ANTÔNIO COELHO RODRIGUES

Autores

  • Antonio Moreira de Carvalho Neto UFPI
  • Gleison Monteiro UFPI

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v12i2.3923

Resumo

O presente artigo objetiva fazer um levantamento histórico sobre o início da vida de Antônio Coelho Rodrigues. Nesse sentido, estudar Antônio Coelho Rodrigues é conhecer a história política do Brasil e, principalmente, do estado do Piauí no período Imperial ao início da República, além de conhecer a contribuição para a historiografia brasileira do jovem piauiense, que se formou em Recife no século XIX. Vale destacar que sua obra assume status de grande importância para o estado do Piauí, pois mostra o olhar de um piauiense sobre a República que veio a se formar no Brasil. Tal estudo se torna relevante para entender sobre a história do personagem e sua participação na política brasileira.

Biografia do Autor

Antonio Moreira de Carvalho Neto, UFPI

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança -MG (2017) e graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (2014). Mestrando em História do Brasil pela UFPI 2022-2024 PPGHB, Bolsista CAPES. 

Gleison Monteiro , UFPI

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua no curso de graduação em História do CSHNB/UFPI e no Programa de Pós-Graduação em História do Brasil/CMPP. Também já foi Diretor do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, gestão 2017-2021 e Coordenou o Projeto de Extensão ?História na comunidade: digitalização de documentos eclesiásticos na cidade Jaicós?. É atualmente Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI, Co-Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa em História do Piauí Oitocentista, Membro do NUPEDOCH (Núcleo de Pesquisa e Documentação em História) e atuou como Membro da Comissão de Classificação de Livros da área de História/CAPES (2016-2020). Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: Historiografia Brasileira, Métodos e Técnicas da Pesquisa, Ensino de História, Piauí Imperial e História Agrária, trabalho e trabalhadores no Império do Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-21