PROJETO CIDADANIA:

UM NOVO MODO DE FAZER POLÍTICA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v12i2.3801

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo realizar um estudo sobre o exercício direto do voto cristão protestante entre os anos de 2010 e 2020, tendo como base para nossa discussão o fenômeno surgido no seio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, o  Projeto Cidadania. Analisaremos, de modo inicial, e a partir de Halbwachs (2006) e Pollack (1989), o processo de construção, apagamento e disputa da memória coletiva, mostrando como isso pode ser aplicado ao estudo sobre esse projeto, em vista da tentativa de apagamento da relação estabelecida entre a igreja e essa esfera político-eleitoral; na sequência, nos deteremos na análise de material de divulgação de candidatos evangélicos que concorriam ao cargo de vereadores no Estado de Pernambuco, no ano de 2012, nessa seção nos concentramos nas concepções estéticas dos gêneros do discurso de Bakhtin (2003); e, por fim, pensaremos quais elementos aproximam e distanciam esse projeto daquilo que pode ser entendido como um partido político Berstein (1998), e como elemento constitutivo e ordenador de orientação ao exercício da cidadania na escolha do candidato.

Biografia do Autor

JOSÉ SOARES FILHO, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (2022). Graduando em Letras-Libras (UNIASSELVI). Graduando em Letras Portugues/Espanhol (IFCE). Mestrando em Letras (PPGL - URCA). Membro no Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários - NETLLI. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural/História Politica. Tem interesse, principalmente, pelos seguintes temas: gêneros do discurso, movimento pentecostal, livro didático, preconceito racial; e Tradição oral popular no Cariri.

EDSON SOARES MARTINS , UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Possui graduação (1996), mestrado (2001) e doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea e as formas da estética oral popular. Também manifesta crescente interesse pelas literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

Downloads

Publicado

2023-12-21