MEMÓRIAS E TRAJETÓRIA DOCENTE: RELATOS DE UMA PROFESSORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v11i2.3579

Resumo

Resumo: O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre os percursos formativos e o trabalho docente de uma professora da educação básica com atuação profissional em diversas cidades do Vale do Mamanguape, Paraíba. Entendemos que o trabalho com as histórias de vida de educadoras pode contribuir para a construção da história da educação e da história da mulher, a partir da recuperação da memória feminina. Optamos pelo recurso metodológico das narrativas (auto) biográficas, ou seja, tomamos a própria história narrada como cerne do estudo. A apreciação das narrativas nos permitiu desvelar, mesmo que de forma parcial, representações do ser professor, conhecimentos construídos nos diversos percursos formativos, o significado social da profissão, conhecimentos pedagógicos, diálogo entre teoria e prática e aspectos da construção da identidade docente.

Palavras-chave: Mulheres; Educadoras; (Auto) Biografias; Narrativas de Vida.

 

Abstract: the present study aims to reflect on the formative paths and the teaching work of a basic education teacher with professional experience in several cities of Vale do Mamanguape, Paraíba. We understand that working with the life stories of educators can contribute to the construction of the history of education and the history of women, based on the recovery of female memory. We opted for the methodological resource of (auto) biographical narratives, that is, we took the narrated story itself as the core of the study. The appreciation of the narratives allowed us to reveal, even if partially, representations of being a teacher, knowledge built in the different training paths, the social meaning of the profession, pedagogical knowledge, dialogue between theory, and practice and aspects of the construction of teaching identity.

Keywords: Women; Educators; (Self) Biographies; Life Narratives.

Biografia do Autor

Joanderson de Oliveira Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - (CAPES). Possui Especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal da Paraíba (NIPAM/UFPB) - (2021). Possui Especialização em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Estadual da Paraíba (CH/UEPB) - (2020). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (CCAE/UFPB) - (2017). Participa do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação da Paraíba - HMEPB - (CCAE/UFPB).

Francymara Antonino Nunes de Assis, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora da Universidade Federal da Paraíba junto ao Departamento de Educação do Campus IV. Vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil ? HISTEDBR/PB e ao Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Currículo e Cultura Escolar. Atua como pesquisadora nos campos da educação inclusiva, práticas educativas, cultura material escolar e história de vida de professores.

Maria Valdenice Resende Soares, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga (CE/UFPB) e Doutora em Educação (PPGED/UFRN) Professora adjunta do DED/CCAE/UFPB Campus IV, Litoral Norte. Ensino: ministra as disciplinas de Planejamento Educacional, Política e Gestão da Educação, Política Educacional da Educação Básica, História da Educação, Fundamentos, Organização, Prática e Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa: Coordena o Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação da Paraíba - HMEP Coordena o Projeto de Pesquisa FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MAMANGUAPE-PB (1930-1940) - PROPESQ/UFPB Participa do Grupo de Pesquisa História da Educação do Brejo Paraibano - HEBP Participa do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Currículo e Cultura - GREPPECC

Downloads

Publicado

2022-12-27