DESBUNDAR É UM ATO POLÍTICO: NOVOS BAIANOS E A DITADURA MILITAR BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v10i2.3499

Resumo

Durante a ditadura militar (1964 – 1985) a influência da contracultura internacional chegou ao Brasil e atingiu a juventude a partir de pressupostos revolucionários subjetivos, individuais e culturais. Muitas vezes, a experiência contracultural brasileira foi mediada pela ideia do desbunde: expressão cunhada na década de 1970, por militantes de esquerda, para descrever os “alienados” políticos. Vários artistas foram classificados como desbundados, entre eles o grupo musical Novos Baianos. O objetivo deste artigo é demonstrar como a postura adotada pela banda representou um enfrentamento político contra a ditadura militar, diferente da ideia proposta pela esquerda do período. Para tal, serão utilizadas as considerações de Pierre Ansart sobre as paixões políticas que servirão como um norte para a leitura das fontes escolhidas: o documentário Novos Baianos Futebol Clube e o livro Novos Baianos: a história do grupo que mudou a MPB.  

Biografia do Autor

Caroline Gonzaga, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em História na Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Intersubjetividade e Pluralidade: Reflexão e Sentimento na História. Possui mestrado em História pelo PPGHIS- UFPR (2020). Graduação em História - Licenciatura e Bacharelado pela UFPR (2016). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, História do Brasil, História do Paraná e História Agrária. 

Soraia Gatti, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui Ensino Médio Técnico em Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013), Graduação em História nas modalidades Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (2017) e Especialização em Antropologia Cultural na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019). Atualmente é mestranda em Sociologia pela UFPR. Tem experiência nas áreas de História e Antropologia, com ênfase em História Contemporânea, História do Brasil, História das Mulheres, Gênero e Cultura. 

Downloads

Publicado

2022-01-03