RELAÇÕES SOCIAIS E DE PODER NA MANAUS DA BORRACHA ATRAVÉS DO ESTUDO DE REMÉDIOS HISTÓRICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v11i1.3475

Resumo

Estudos interdisciplinares na Arqueologia buscam, através dos artefatos, construir inferências várias, entre elas as socioculturais. Assim, escolhendo como amostras três marcas de remédio comercializadas na Manaus do final do século XIX e início do XX (belle époque) - “Tiro Mortal de Lemos”, “Leite de Magnesia de Phillips”, e “Lab. Francisco Giffoni”, apresenta-se neste trabalho colocações teóricas a respeito do poder simbólico e relações de poder ligadas a elas. A partir das considerações levantadas, pode-se entrever um possível sistema simbólico e cultural ligado aos artefatos, o qual permitiria a manutenção de uma realidade cotidiana conflituosa, onde se buscava negar um passado real de emprego de práticas de saúde locais (indígenas/caboclas), e exigia a adoção de um sistema de Estado e comércio legitimado pela ideia da medicalização oficial.

Biografia do Autor

Samuel Lucena de Medeiros, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Mestre em Teoria, História e Crítica da Cultura pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (2018-2020 - PPGICH/UEA), com a Dissertação aprovada intitulada "Comprando Saúde: o consumo de remédios e seu contexto na Manaus Antiga (1892-1939)". Bacharel do Curso de Arqueologia da UEA (2014-2018), com a monografia aprovada intitulada "Águas de Melgaço: a água importada na Manaus da Belle Époque". Pesquisador no grupo de pesquisa do CNPq - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Arqueológicas da Bacia Amazônica - NIPAAM, da Universidade do Estado do Amazonas. Também pesquisador em Arqueologia Histórica e Arqueologia Amazônica. Pesquisador do Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça de Souza (SEC/AM).

Tatiana de Lima Pedrosa Santos, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutora e Mestre, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), com área de concentração em Sociedade, Cultura Material e Povoamento,. Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Atualmente é arqueóloga responsável pelo Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça, SEC/AM (2014) e Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Mestrado em Ciências Humanas, Área de Concentração: Teoria, História e Crítica da Cultura (2016). Foi professora do curso de Graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do curso de Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Experiência em pesquisa e produção bibliográficas voltadas para temas que envolvam as relações entre Cultura Material, História e Arqueologia da Amazônia, Memória, Identidade e Patrimônio. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - NIPAAM - "Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Arqueológicas da Bacia Amazônica. Coordena o projeto Universal CNPq de pesquisa Arqueologia, Patrimônio e Cultura: A cura para as feridas recentes e antigas na Belle Époque Amazônica (2017). Foi organizadora do I Simpósio Internacional de Pesquisas Interdisciplinar em Ciências Humanas- I SIPICH (Edital No. 03/2017 CAPES/PAEP). E faz parte do Projeto de Pesquisa Indicadores Antrópicos: fatores socioambientais e patrimoniais na tradução de índices de antropização em povos e comunidades amazônidas (Procad-Amazônia 2018/CAPES).

Downloads

Publicado

2022-08-03