A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA EM UM REGIME DEMOCRÁTICO NO PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v10i1.3371Resumo
Este artigo analisa o pensamento do educador, intelectual e gestor público Anísio Spínola Teixeira (1900-1971) sobre o papel relevante da Educação para uma formação voltada para o exercício da cidadania e a constituição de uma cultura política de valorização do Estado Democrático de Direito. Nesse sentido, a escola pública seria um elemento primordial para a mudança da realidade histórica do país de exclusão social e política de grande parcela da população nacional, desconhecimento dos direitos e deveres pelos cidadãos e desprestígio e ataque à democracia. Para o autor, a Educação tem a tarefa fundamental de propiciar os aprendizados, as experiências, as condições elementares e os instrumentos didático-pedagógicos necessários para a valorização e a utilização consciente dos mecanismos institucionais e meios legais proporcionados por um regime democrático para o exercício da cidadania.Referências
BERSTEIN, Serge. A cultura política. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François. Para uma história cultural. Tradução Ana Moura. Lisboa: Editorial Estampa, 1998, p. 349-363.
DEWEY, John. Democracia e educação. Tradução Godofredo Rangel e Anísio Spínola Teixeira. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
________. Vida e educação. Tradução Anísio Spínola Teixeira. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967.
FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania: uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
RIBEIRO, Darcy. Depoimento. In: ROCHA, João Augusto de Lima. Anísio em movimento: a vida e as lutas de Anísio Teixeira pela escola pública e pela cultura no Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002, p. 65-72.
SANI, Giacomo. Cultura política. In: BOBBIO, Norberto et al. Dicionário de política. Tradução João Ferreira. 8. ed. Brasília: Editora UnB, 1995, v. 1, p. 306-308.
SOMERS, Margaret R. Qué hay de político o de cultural en la cultura política y en la esfera pública? Hacia uma sociologia histórica de la formación de conceptos. Zona Abierta, Madrid, n. 77/78, 1996/1997, p. 31-94.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. A educação e a crise brasileira. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
_________. Educação e o mundo moderno. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
_________. Educação não é privilégio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957.
_________. Educação no Brasil. 2. ed. São Paulo; Brasília: Companhia Editora Nacional; Instituto Nacional do Livro, 1976.
_________. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.