ALMOÇANDO ENTRE OS ROMEIROS DE PADRE CÍCERO: MEMÓRIAS DO ESCULTOR AGOSTINHO BALMES ODÍSIO SOBRE PRÁTICAS ALIMENTARES NO INTERIOR DO CEARÁ (1934-1935)
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3319Resumo
O presente artigo pretende discutir os hábitos alimentares da população juazeirense e dos romeiros que visitaram a cidade entre 1934 e 1935, tomando como fonte o caderno de memórias do escultor italiano Agostinho Balmes Odísio, que viveu na cidade entre 1935 e 1940. Odísio procurou descrever, em seu manuscrito, o cotidiano de Juazeiro, dando grande destaque aos alimentos mais vendidos e consumidos na cidade e discorrendo, ainda, sobre o modo de preparo dos pratos que eram servidos nas pensões de romeiros e nas cozinhas ambulantes. Pretende-se, aqui, debater o olhar estrangeiro sobre a cozinha sertaneja, ao mesmo tempo em que se percebe a construção de hierarquias sociais a partir dos modos de preparar, servir e consumir alimentos.
Referências
CARNEIRO, Henrique. Comida e Sociedade: uma história da alimentação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
CASCUDO, Luís da Câmara (Org.). Antologia da alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Científicos Técnicos, 1977.
CASCUDO, Luis da Câmara. Prelúdio da Cachaça: etnologia, história e sociologia da aguardente no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1986.
CASCUDO, Luis da Câmara. Sociologia do Açúcar: pesquisa e dedução. Rio de janeiro, 1971.
CASTRO, Josué de. Geografia da Fome – o dilema brasileiro: pão ou aço. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984.
FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo (org). História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
FREYRE, Gilberto. Açúcar: uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil. São Paulo: Global, 2007.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
MONTANARI, Massimo. A Fome a Abundância: história da alimentação na Europa. São Paulo: EDUSC, 2003.
ODÍSIO, Agostinho Balmes. “Mudança para o ‘Norte’ do Brasil”. In: SIQUEIRA, Vera Odísio. De Dom Bosco a Padre Cícero: a saga do escultor Agostinho Balmes Odísio discípulo de Rodin. Fortaleza: IMEPH, 2011, p. 117-132.
ODÍSIO, Agostinho Balmes. Memórias sobre Juazeiro do Padre Cícero - 1935. Fortaleza: Museu do Ceará, 2006.
ROMAGNOLI, Daniela. “Guarda no sii vilan: as boas maneiras à mesa”. In: FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo (org). História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998, p. 505.
SILVA, Paula Pinto e. Farinha, feijão e carne-seca: um tripé culinário no Brasil Colonial. São Paulo: Editora Senac, 2005.
SIQUEIRA, Vera Odísio. De Dom Bosco a Padre Cícero: a saga do escultor Agostinho Balmes Odísio discípulo de Rodin. Fortaleza: IMEPH, 2011
UMA MUDA de macarrão. Diário do Ceará. Fortaleza, 5 de junho de 1926, p. 2.
ZERON, Carlos Alberto (org.). Fichário Ernani Silva Bruno – Equipamentos, Usos e Costumes da Casa Brasileira: alimentação. São Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2000.