PATRIMÔNIO INDUSTRIAL NA AMAZÔNIA: ACENOS HISTÓRICOS DA ESTRADA DE FERRO DE BRAGANÇA

Autores

  • Larisse Fátima Farias Rosa Universidade Federal do Pará
  • Flávia Olegário Palácios Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3194

Resumo

A Estrada de Ferro de Bragança (EFB) foi a primeira ferrovia construída na Amazônia. O projeto da via férrea pretendia otimizar a conexão entre Belém (capital do Pará) e Bragança (maior cidade da Zona Bragantina). A composição da EFB demandou o uso de novos materiais e técnicas construtivas no início do século XX. Sendo escolhidos elementos provenientes da arquitetura do ferro para integrar o acervo da ferrovia de forma estrutural e ornamental. O artigo objetivou investigar dados da arquitetura do ferro utilizada na composição da EFB. A abordagem metodológica foi realizada por meio de fontes histórico-documentais com o recorte temporal de aproximadamente trinta anos (1883-1910). Resultando na sistematização de informações visando compreender o uso significativo de elementos da arquitetura do ferro e a importância da preservação dessas peças.

Biografia do Autor

Larisse Fátima Farias Rosa, Universidade Federal do Pará

Graduada em Museologia (UFPA), Especialista em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial (FIBRA), Mestre em Arquitetura e Urbanismo na linha de Técnicas Construtivas, Conservação e Restauro (UFPA).

Flávia Olegário Palácios, Universidade Federal do Pará

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFPA), Mestre em Arqeuitetura e Urbanismo (UFBA), Doutora em Ciências (UFPA).

Docente dos cursos de graduação em Museologia (UFPA), Conservação e Restauro (UFPA), e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio (UFPA). 

 

 

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Publicado

2020-12-04