Escravidão e Resistência em Dois Filmes Brasileiros: Ganga Zumba (1964) e Quilombo (1984)

Autores

  • Gabriel Medeiros Alves Pedrosa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.2986

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os filmes Ganga Zumba (1964) e Quilombo (1984), de Carlos Diegues, enquanto narrativas históricas sobre o Quilombo dos Palmares e a resistência escrava. Ambos fazem parte do movimento cinematográfico Cinema Novo e apresentam a perspectiva de uma história vista de baixo, além de romperem com os enquadramentos da história oficial. O artigo discorre sobre a presença do filme histórico no cinema nacional e acerca do diálogo dos filmes com a historiografia da escravidão. Por último, analisam-se os dois filmes em questão, levando em conta os seus aspectos estéticos, os discursos em que eles foram baseados, o tipo de representação histórica realizada e a sua recepção na época em que foram lançados nos cinemas.

Biografia do Autor

Gabriel Medeiros Alves Pedrosa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE) e mestrando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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Publicado

2020-12-04